Santista vira 'secretária de Julieta' e responde cartas de apaixonados

Experiência na 'cidade do amor', na Itália, durante suas férias, inspirou a jornalista

Por: Anderson Firmino  -  08/11/23  -  22:15
A jornalista Carolina Faccioli no balcão de Julieta, em Verona; e a mesa onde as cartas são escritas: devoção ao amor
A jornalista Carolina Faccioli no balcão de Julieta, em Verona; e a mesa onde as cartas são escritas: devoção ao amor   Foto: Acervo pessoal

Em tempos apressados e cheios de conflitos como os atuais, falar e escrever sobre amor parece cada vez mais raro. Mas não há como não se contagiar com a maior história de amor já contada, a de Romeu e Julieta.

Desde que esteve em Verona, a iniciativa de uma jornalista de Santos busca aconselhar corações em busca da felicidade. Carolina Faccioli, de 24 anos, esteve na Itália em setembro deste ano, e participou do grupo de 'secretárias' de Julieta.


“A Julieta é um símbolo de que o amor é um sentimento mais poderoso. Sempre achei uma história maravilhosa. E, quando vi que tinha a oportunidade de ir a Verona, comecei a pesquisar o que poderia fazer por lá, e apareceu pra mim o site do Clube da Julieta, onde falam como se envia a carta, ajudam a responder ou como visitar o escritório... E vi que havia essa oportunidade de poder participar”, conta Carolina.


Segundo ela, cerca de cinco meses antes da viagem ela já entrou em contato. “Me responderam, reservei meu dia e fui até lá a passeio e, numa segunda-feira pela manhã fui ao endereço que tinham me passado, onde encontrei as outras 'secretárias' da Julieta”, conta.


As cartas
Por três horas, Carolina esteve ao lado de outra brasileira, uma australiana e uma estadunidense respondendo cartas destinadas a Julieta. Carolina optou pelas escritas em português, e, entre as quatro mensagens respondidas, logo de cara, a emoção bateu forte na jornalista, que precisou colocar em palavras, num papel e envelope especiais, a expressão de um momento singular.


“A primeira que peguei foi dilacerante. Era uma menina que tinha a minha idade, praticamente, e dizia que não tinha certeza sobre o que buscava para a vida dela, e se estaria fazendo as escolhas certas. Sabe quando você está com 20 e poucos anos e não sabe muito bem o que está fazendo de sua vida, em vários aspectos? E eu fiquei muito tocada, porque me senti muito no lugar dela. E respondi àquela carta com o coração aberto, em nome da Julieta, mas com o que eu gostaria de ler como resposta”, sintetiza.


Romeu
O roteiro em Verona, claro, também incluiu uma visita ao balcão onde ela era cortejada por Romeu. Ela foi à 'Casa de Julieta' antes de responder as cartas. “É um ponto turístico super cheio, mas é bem legal”, explica.


A troca de experiências entre as garotas foi classificada por ela como especial. Tão única que Carolina esqueceu-se de pegar contato, para conversas posteriores. Mas não tinha mais problema: elas trocaram confidências, opiniões, experiências. Gesto que Julieta, certamente, aprovaria.


Nas cartas respondias por Carolina, a satisfaçã ode representar Julieta e seu apreço pelo amor
Nas cartas respondias por Carolina, a satisfaçã ode representar Julieta e seu apreço pelo amor   Foto: Arquivo Pessoal

“Acho que fiquei tão anestesiada que não peguei o contato de ninguém. Mas a gente compartilhou um pouco da vida uma da outra, entre nós. Foi um encontro de uma vez só, sabemos que possivelmente nunca iremos mais nos ver, mas marcou cada uma de nós”, pontua a jornalista, com a esperança renovada em dias melhores.


Juliet Club
O Juliet Club tem cuidado das cartas de Julieta há muitos anos. Milhares de correspondências reforçam a condição de Verona como 'cidade do amor', num fenômeno que começou ainda na década de 1930.


Quer fazer?
Para quem deseja enviar uma carta para Julieta, a dica de Carolina é: paciência na espera pela resposta. Pode levar meses, ainda que, todos os dias, as secretárias se encarreguem de responder às mensagens.


É possível enviar sua carta para Julietapor e-mail. Já a carta física deve ser remetida para o seguinte endereço: JULIET CLUB - Vicolo Santa Cecilia 9, 37121 Verona – Italy. Já quem deseja ser uma “secretária” de Julieta deve preencher um formulário no site e aguardar contato para agendamento de data.


Logo A Tribuna
Newsletter