Partiu Oktoberfest: confira cinco dicas para aproveitar o evento

Especialista em turismo de experiência lista curiosidades para os amantes da cerveja curtirem melhor a festa este ano, em Blumenau

Por: Da Redação  -  23/09/19  -  01:27
Partiu Oktoberfest: confira cinco dicas
Partiu Oktoberfest: confira cinco dicas   Foto: Divulgação

Considerada uma das três maiores Oktobers do mundo (atrás apenas da original, em Munique, e empatada com a de Kitchener-Waterloo, no Canadá), a Oktoberfest de Blumenau (SC) reúne mais de 500 mil turistas por ano e é maior festa cervejeira alemã do país.


Com música, dança, trajes, gastronomia típica e, claro, muita cerveja, a Oktoberfest 2019 acontecerá entre de 9 a 27 de outubro, no Parque Vila Germânica.


“Esse é um evento que atrai pessoas do país inteiro e também de países vizinhos. Quem gosta de bebida, festa e muita diversão aguarda o ano inteiro pela Oktoberfest”, conta Stephan Geocze Junior, sócio proprietário da operadora de turismo Juca na Balada, que leva passageiros para a festa há mais de 11 anos em pacotes exclusivos.


E é com essa expertise que Stephan lista cinco dicas e curiosidades sobre a Oktoberfest nacional.


1 - Como surgiu a festa?
Tudo começou em 1810, em Munique, quando uma corrida de cavalos comemorou o casamento do príncipe Ludwig da Baviera com sua esposa, Teresa, da Saxônia. Os residentes de Munique foram convidados para a festa e, por conta do sucesso, a festa passou a se repetir anualmente, sempre em outubro. Hoje, a Oktoberfest acontece em várias regiões do mundo.


2 - Programação é essencial
Muitas pessoas acham que basta aparecer em Blumenau para participar da festa, porém ir à Oktoberfest exige uma programação prévia do viajante. “Como é o maior evento da cidade, a disponibilidade de hotéis é muito baixa, transportes são escassos e o trânsito é absurdo. Por isso, sempre indicamos se programar com muita antecedência e contar com pacotes de viagens completos, para que não haja preocupações na viagem”, avisa Stephan.


3 - Traje típico vale meia entrada
Ir caracterizado com traje típico alemão para a Oktoberfest oferece o direito a um ingresso pela metade do preço. O traje deve ser completo, onde o masculino precisa conter camisa longa ou curta com colarinho, calça social ou bermuda estilo “lederhose”, meias até a altura do joelho, sapato social fechado e acessórios opcionais, como chapéu, lenço e suspensório. Já o traje típico feminino deve ser composto de blusa manga longa ou curta, vestido ou saias até a altura do joelho, sapato social fechado e, assim como o traje masculino, os acessórios são opcionais.


4 - Oktober Karte
Para este ano, a Oktoberfest não aceitará mais tíquetes de papel. Compras de alimentos, bebidas e produtos das lojas serão feitos pelo Oktober Karte, cartão que poderá ser carregado antecipadamente. Para mais informações e dúvidas, basta acessar o site oficial da Oktoberfest de Blumenau.


5 - Pacote Open Bar
Engana-se quem acha que a única experiência de Blumenau é a Oktoberfest. Operadoras de turismo como o Juca na Balada, por exemplo, disponibilizam pacotes que contam com festas Open Bar e Open Food, Sunset na praia e traslados Open Bar para o evento. “A ideia é fazer com que o passageiro aproveite antes, durante e depois da Oktoberfest, curtindo 100% do tempo da viagem”.


Logo A Tribuna
Newsletter