Monte Verde: inverno mineiro, uai!

Temperaturas abaixo de zero, clima romântico, gastronomia de primeira e muita aventura aquecem a estação nesse refúgio mineiro

Por: Maurício Nunes  -  16/07/19  -  01:26
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Camanducaia

Cerca de três horas de estrada separam a Baixada Santista de Monte Verde, a hospitaleira e simpática cidade ao Sul de Minas, considerada a Suíça mineira devido ao clima e tons sofisticados de sua arquitetura e gastronomia europeias.


Para quem gosta de curtir um clima romântico ou para os que preferem muita adrenalina, este charmoso distrito de Camanducaia, na Serra da Mantiqueira, é o destino mais que perfeito. Ainda mais agora no inverno, com temperaturas que podem baixar de zero, com direito a geada!


A cidade por si só já é um charme, nem que seja apenas para caminhar pela sua atraente rua principal, repleta de lojas, restaurantes, bares animados, ou ainda aventurar-se pelas trilhas ecológicas rumo a mirantes com vistas de tirar o fôlego. Destaque para Pedra Redonda e o Pico do Selado, com seus mais de 2 mil metros de altitude.


Na Fazenda Hotel Itapuã, e seus 28 alqueires com cachoeira, cavalos e trilhas, além de chalés aconchegantes, é possível pilotar um ultra moderno UTV, intermediário entre carro e quadriciclo, totalmente seguro, 4x4, perfeito para desbravar trilhas cheias de muita aventura.


E já que o assunto é emoção, a Fazenda Radical, outro ponto imperdível do local, possui atividades que, como o próprio nome atesta, preenchem o dia todo com adrenalina e muito entretenimento.


Passeios a cavalo, prática de arco e flecha, paredes de escalada, e a cereja no bolo: a Mega Tirolesa com quase um quilômetro de extensão e 70 metros de altura. Vai encarar?


Os passeios nos quadriciclos também são obrigatórios para quem busca diversão. Um percurso de 13 quilômetros de trilha repleta de curvas, subidas e descidas entre vasta vegetação, além de lagos e muita lama para se atravessar, é diversão na certa. Tudo absolutamente seguro e na companhia de um atencioso guia que segue de moto o grupo.


Na Escola Mineira de Falcoaria, ambiente natural com gaviões, corujas e falcões praticamente livres, um exímio instrutor, além de dar uma aula elucidativa e muito agradável sobre a história desta arte, promove um encontro único e inesquecível entre o visitante e uma ave de rapina que voa diretamente para seu braço, onde pousa majestosamente.


Gastronomia


A gastronomia de Monte Verde é sedutora e convidativa, especialmente no Villa Donna Bistrô, eleito diversas vezes o melhor restaurante da cidade, além de possuir o Certificado de Excelência Trip Advisor e destaque no Guia 4 Rodas.


A chef Sonia Kohen é uma alquimista na cozinha, e seu esposo, Marcelo Kohen, um mestre da simpatia. O risoto de bacalhau é, sem dúvida, o melhor que você já provou por este planeta.


O Restaurante Marciu’s é perfeito para quem busca um jantar romântico à luz de velas, acompanhado de um bom vinho e do melhor rodízio de fondue da cidade.


A Fábrica de Chocolate Gressoney, desde 1978 produz guloseimas de dar inveja a Willy Wonka, especialmente a deliciosa Sopa de Morango e as Prímulas, deliciosa mistura de alfajor com pão de mel, com receitas guardadas a sete chaves pela família.


Há várias hospedarias e hotéis na região, mas o Kuriuwa Hotel figura entre os melhores. Este hotel luxuoso possui spa com piscina, academia de ginástica, sala de cinema e até uma sauna com visão panorâmica frente à natureza.


As suítes do Kuriuwa são aconchegantes e possuem terraço privativo e área de estar com lareira, além de TV e DVD com vasta coleção de filmes à disposição do hóspede. Prefira as suítes com banheira de hidromassagem e também visão panorâmica. Neste friozinho típico da estação, sua companhia irá agradecer o momento inesquecível.


O restaurante do hotel também é digno de estrelas e o atendimento absolutamente impecável.


Com todos esses atrativos, Monte Verde é uma boa escolha para aquela escapadinha deliciosa de final de semana. Está esperando o que para por o pé na estrada?


Logo A Tribuna
Newsletter