Gonçalves, no sul de Minas, oferece uma conexão ímpar com a natureza

Gonçalves é um lugarejo para respirar a vida

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  29/08/21  -  17:30
 Congestionamento? Só se for de cavalos; Gonçalves tem apenas 7 mil habitantes
Congestionamento? Só se for de cavalos; Gonçalves tem apenas 7 mil habitantes   Foto: Jéssica Aquino

Gonçalves, no sul de Minas Gerais, é daqueles lugares que você conhece uma vez e quer voltar sempre. Afinal, o contato com a riquíssima natureza, com araucárias, abundante vida silvestre e poluição zero, te prende de uma forma que você até esquece os dias, as horas, os minutos… voltar para casa pra quê?


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Encravada entre as montanhas e localizada a 278 km de Santos – e a apenas 50km de Campos do Jordão –, a cidade, de apenas sete mil habitantes, é bastante hospitaleira. Seu povo simples e também pacato recebe o visitante como se ele fosse membro da família. Solícitos, gostam de contar “causos” e curiosidades da época em que o centro só tinha ruas de terra e o trânsito era apenas de carros de boi.


Mas algumas construções no centro preservam a História. Curiosamente, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores é relativamente nova, de 1978. Geralmente, igrejas de pequenas cidades são as construções mais antigas, erguidas junto ou até mesmo antes da fundação desses municípios.


O que fazer


Gonçalves oferece uma variada opção de lazer, gastronomia, ecoturismo, esportes de aventura e artesanatos. Embora este segmento não seja tanto explorado turisticamente, é ideal para os amantes do birdwatching. Nos bairros e na região central, são vários os ateliês que produzem e comercializam produtos diversos, de bijuterias, a artigos de decoração e pinturas.


Para quem gosta de fortes emoções, o lugarejo proporciona a prática de trekking com vista deslumbrante, mountain bike, rapel, escalada e passeios off-road. Devido ao seu clima bucólico e rural, um dos passeios mais procurados pelos turistas é a cavalgada, que passa por vilarejos, lugares pitorescos, em meio a araucárias e hortênsias.


A cidade possui dezenas de cachoeiras, algumas localizadas bem pertinho do centro, como a Sete Quedas, onde é possível mergulhar; a do Cruzeiro e do Retiro, que também têm pequena lagoa que possibilita um relaxante e revigorante banho. A cidade possui cerca de 30 delas, mas distantes do centro. Algumas dentro de propriedades particulares, o que impossibilita a visitação.


Congestionamento? Só se for de cavalos; Gonaçalves tem apenas 7 mil habitantes, que tratam o visitante como alguém da família


Para ficar... e admirar


Muito além de camas confortáveis, banheiras de hidromassagem e uma convidativa lareira para as noites de frio, algumas pousadas de Gonçalves acabam se tornando atrativos turísticos à parte. A maioria está em lugares privilegiados, com vista panorâmica da Mantiqueira ou próximas de cachoeiras.


Outras têm mirante exclusivo, como é o caso da Pousada Morada do Luar (www.moradadoluarchales.com.br), que inaugurou o atrativo recentemente, com direito a rede de descanso, balanço, espaço para fogueira e até uma mini biblioteca em uma casinha de pau a pique.


A pousada, a 1.400m de altitude, possui espaçosos chalés com cozinha completa e equipada, lareira e uma sacada com vista deslumbrante para as montanhas.


Para famílias numerosas, a Pousada Morada do Luar tem uma moderna casa de campo com capacidade para até 12 pessoas.


Pedra do Baú


Outra pousada que também é um verdadeiro atrativo turístico é a Viver a Pedra (www.pousadaviverapedra.com.br), na divisa entre Gonçalves e São Bento do Sapucaí (SP). Todas as 10 acomodações têm vista privilegiada da famosa Pedra do Baú, atrativo turístico da cidade vizinha.


Com apenas dois anos de funcionamento, as acomodações são impecáveis. Quatro delas têm 32m2. As outras seis são amplos chalés, com 52m2 com área externa, um chalé de luxo com hidro, dois chalés master com hidro e lareira, além de um premium, com generosos 60m2 e área externa.


Para quem quer se desplugar do mundo, as unidades são equipadas com forno micro-ondas, frigobar, pratos, copos e talheres. Basta preparar as refeições no local, sem a necessidade de sair em busca de restaurantes. Há chás disponíveis como cortesia, uma ótima pedida para o friozinho do cair da tarde em Gonçalves.


Logo A Tribuna
Newsletter