EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

18 de Julho de 2019

Frutos do mar reinam absolutos no Al Mare, em Búzios

Festival ocorre entre os dias 10 e 26 de maio

Entre os dias 10 e 26 próximos, a charmosa Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, será cenário da 1ª edição do Al Mare, festival gastronômico que terá como protagonistas os frutos do mar. Realizado pela Associação Comercial de Búzios, o evento contará com a participação dos principais restaurantes do circuito Centro, que abrange a Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manoel Turíbio de Farias.

Com o tema 'Do Mar para a Mesa', os restaurantes irão priorizar a gastronomia sustentável, valorizando os pescadores locais e utilizando em seus menus pescados frescos provenientes da região, como anchova, polvo, pargo, dourado pequeno, badejo, entre outros. Os pratos do festival terão preços que variam de R$ 55,00 a R$ 130,00.

“Queremos resgatar a origem de Búzios, que teve início com o núcleo de pescadores, passando pelo turismo e chegando na gastronomia internacional. A filosofia do Al Mare é promover o consumo consciente e sustentável, oferecendo aos visitantes os melhores pratos à base de frutos do mar provenientes do nosso litoral”, explica Bárbara Brandan, integrante da comissão organizadora do festival.

Cerca de 10 mil visitantes são esperados ao longo do evento, que contará com material promocional, incluindo panfletos, galhardetes e identificação visual nas principais vias de acesso da cidade. Os restaurantes participantes também serão sinalizados com o logotipo do festival.

A realização no mês de maio foi estratégica. O Al Mare acontecerá durante a famosa Melhor Temporada, período em que Búzios conta com clima ameno, dias ensolarados e mar de águas claras, e simultaneamente ao Rei de Búzios, evento esportivo que movimentará o balneário, de 23 a 26 próximo.

A expectativa é de que 25 a 30 restaurantes participem do festival gastronômico, que será realizado no almoço e no jantar, de acordo com o funcionamento das casas.