Fortes em defesa de nossa história

Dezenove fortificações brasileiras se candidataram ao título de Patrimônio Mundial da Unesco. Duas delas estão na Baixada Santista

Por: Carla Zomignani & Editora &  -  19/05/20  -  20:13
Fortaleza da Barra receberá novo sistema de iluminação
Fortaleza da Barra receberá novo sistema de iluminação   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Em 2022, ano em que o Brasil comemora o bicentenário de sua Independência, 19 fortificações coloniais que pontilham o Litoral Brasileiro concorrem ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Edificado entre os séculos 16 e 18, o conjunto de fortes e fortalezas nacionais está entre as indicações mundiais, sendo que dois deles ficam bem pertinho de nós: a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, de Guarujá – situada no Estuário da Baía de Santos – e o Forte São João, em Bertioga. Ambos representam o Estado na lista da Unesco.


A candidatura das fortificações foi formalizada em 2015, pelo Comitê Nacional da Candidatura das Fortificações do Brasil, que é formado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – vinculado ao Ministério do Turismo.


A divulgação dos fortes eleitos como patrimônio mundial só ocorrerá em 2022, mas, até lá, que tal conhecer a sua importância histórico-cultural para o País por meio de uma viagem virtual? Afinal, o que não faltam são sites com rico material informativo, imagens e vídeos capazes de nos transportar para uma viagem aos séculos 16, 17 e 18, época em que essas edificações foram de vital importância na defesa de nossas águas.


Um dos defensores do valor simbólico desses fortes para o País e também do sentimento de pertencimento pela população é o professor emérito da UniSantos, Elcio Rogerio Secomandi. Também coronel reformado do Exército, ele representa a Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb) no Comitê Nacional do Iphan. E tem se empenhado no meio acadêmico e junto a instituições da Baixada Santista para o fortalecimento e divulgação das candidaturas.


“Meu empenho sobre o pertencimento e uma atuação comunitária que realizo em nome da Funceb – embora apenas oito das 19 fortificações indicadas estarem sob jurisdição do Exército – está no interesse em divulgar a origem militar de todas elas, apresentando o lado belo da Arquitetura e Engenharia Militar colonial”, afirma Secomandi.


O convite está feito, até porque amanhã começa a Semana Nacional dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e a maioria desses fortes guarda verdadeiras relíquias de nossa história!


As 19 fortificações concorrentes


1- Fortaleza de São João, Rio de Janeiro (RJ) 


2- Fortaleza de Santa Cruz, Niterói(RJ)


3- Forte do Brum, Recife (PE) 


4- Forte NSra. do Monte Serrat, Salvador (BA) 


5- Forte de São Diogo, Salvador (BA) 


6- Forte de Santa Maria, Salvador (BA) 


7- Forte dos Reis Magos, Natal (RN) 


8- Forte de Santa Catarina, Cabedelo (PB)


9- Forte de São Tiago das Cinco Pontas, Salvador (BA)


10- Forte Orange / de Santa Cruz, Itamaracá (PE) 


11- Forte de Santo Antônio da Barra, Salvador (BA) 


12- Forte de São Marcelo, Salvador (BA) 


13- Forte de São João da Bertioga, Bertioga (SP) 


14- Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Guarujá (SP) 


15- Forte Príncipe da Beira, Costa Marquês (RO) 


16- Forte de Coimbra, Corumbá (MS) 


17- Fortaleza de São José, Macapá (AP) 


18- Fortaleza de Santo Antônio de Ratones,  Florianópolis (SC) 


19- Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Governador Celso Ramos (SC).


Logo A Tribuna
Newsletter