Festivais esquentam a Chapada dos Veadeiros

Patrimônio da Unesco preserva não só a natureza, mas também suas tradições culturais

Por: Da Redação  -  15/07/19  -  22:08
  Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Com 245 mil hectares de extensão, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região Centro-Oeste do Estado de Goiás, é uma unidade de conservação ímpar no Brasil, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e que abriga uma fauna rara e espécies em extinção.


Ao lado da natureza exuberante do parque, com vegetação típica do cerrado, marcada por dezenas de cachoeiras e cânions, a região acolhe uma população comprometida com a preservação ambiental e com a qualidade de vida.


Atrai, também, empreendedores de diversos países e turistas em busca de natureza e bem-estar, oferecendo ainda, na alta temporada de julho, diversos eventos que mesclam entretenimento, vivências de reconexão humana e diversidade cultural.


Um dos exemplos é o Festival Ilumina, que acontece até hoje e propõe momentos de imersão como uma alternativa à rotina agitada dos centros urbanos. Com uma programação única, repleta de shows musicais, danças, palestras, aulas de yoga, meditação e gastronomia consciente e vegana, o evento reúne autoconhecimento em um harmonioso encontro de pessoas unidas para celebrar a diversidade, os direitos humanos, a preservação ambiental e o respeito a todas as formas devida.


Outro evento que acontece anualmente na região, tendo como marca a diversidade cultural, é o XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Com a proposta de descobrir caminhos para fortalecer as manifestações culturais do povo brasileiro, ele prevê 22 dias de atrações.


A primeira fase do encontro é a XIII Aldeia Multiétnica, que segue até o dia 19, espaço de valorização dos povos indígenas, que vai contar com representantes dos povos do Alto Xingu (MT), Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Guarani Mbyá (SC), Fulni-ô (PE), Xavante (MT) e Karajá (Ilha do Bananal,TO).


Estão previstas oficinas, rodas de conversa e atividades diversas, em uma vivência de sensibilização e aprendizado sobre as culturas e a organização social de cada etnia participante e dos povos indígenas em geral.


Território quilombola


No dia 20, tem início o Encontro de Culturas, que celebra o Sítio Histórico Kalunga, o maior território remanescente quilombola do Brasil, e também as culturas de comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros.


Entre elas estão Caçada da Rainha de Colinas do Sul, Congo de Niquelândia, Catira de São João d’Aliança, numa experiência única que reúne 30 mil pessoas para vivenciar atividades culturais e apresentações com cantadores, dançadores e mantenedores de tradições de todas as origens, cores e idades.


A abertura do evento será com show da banda Ponto br, coletivo que reúne guardiões da nossa cultura tradicional. Entre outros destaques estão shows das bandas Ponto de Equilíbrio, Xaxado Novo, Flautins de Mauá e Siba.


Logo A Tribuna
Newsletter