Conheça os cenários paradisíacos de Ilhabela

Do descanso à aventura náutica, um pouco de tudo, para todos

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  17/10/21  -  07:41
 Ilhabela, um paraíso de cores e natureza a 165 km de Santos
Ilhabela, um paraíso de cores e natureza a 165 km de Santos   Foto: Reginaldo Pupo/Divulgação

Conhecida por suas belas praias com cenários paradisíacos, Ilhabela também encanta seus visitantes por sua natureza exuberante, cachoeiras com águas límpidas e cristalinas, clima agradável do Parque Estadual da Serra do Mar, esportes náuticos e de aventura; mergulho, gastronomia de nível internacional, ecoturismo, além de várias opções para todos os gostos e idades.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O arquipélago, localizado a apenas 165km de Santos, é conhecido internacionalmente como a Capital da Vela, devido às dezenas de campeonatos nacionais, sulamericanos e mundiais de vela oceânica. A Ilha possui 39 praias, distribuídas ao longo de seus 128 quilômetros lineares de costa.


São quase 300 km quadrados de área protegida por lei, sendo o maior arquipélago oceânico brasileiro. Ao menos 85% dessa área que compreende Ilhabela pertence ao Parque Estadual e é considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) Reserva Mundial da Biosfera.


Em família, grupos, sozinhos ou acompanhados, os turistas podem optar por praias tranquilas de águas rasas e pelas mais elegantes, onde é possível mergulhar em águas verdes e transparentes. Uma das mais procuradas, a de Castelhanos, é considerada pelos visitantes como uma das dez mais bonitas do País.


Lazer e descanso

Nessa ilha, tão rica em natureza, encontram-se opções para descanso, lazer e entretenimento, que, somados a povo hospitaleiro, constitui um verdadeiro paraíso a ser explorado de forma ordenada pelos novos frequentadores. O arquipélago oferece temperaturas agradáveis durante todo o ano.


Na baixa temporada os preços praticados na rede hoteleira, que possui quatro mil leitos, são bastante convidativos. A Capital da Vela possui excelente estrutura hoteleira com equipamentos de ótima qualidade e padrão internacional, sendo referência em todo o Brasil. Há desde hotéis luxuosos até pousadas românticas e bucólicas.


A badalação não acontece somente durante o dia. Depois de muito sol e bronze, à noite o ponto de encontro dos turistas é no centro da cidade, conhecido carinhosamente como Vila, responsável pela maior concentração de gente bonita por metro quadrado nos finais de semana e feriados.


Os restaurantes de Ilhabela são conhecidos por sua gastronomia internacional e pratos refinadíssimos, para pessoas de bom gosto, oferecendo farta opção de frutos do mar.


O desenho harmonioso de suas costeiras e enseadas contrastam com a exuberância da Mata Atlântica, em que riachos e cachoeiras dão vida a uma rica biodiversidade. No litoral, em seu lado leste voltado para o mar, predominam altos costões e praias selvagens.


Já no trecho de orla, voltado para o continente pelo Canal de São Sebastião, apresenta praias mais calmas, que são consideradas verdadeiras ‘piscinas’ naturais. Algumas das 39 praias também são procuradas para a prática de esportes náuticos, como o windsurf, kitesurf, vela, pesca ou mergulho e também para lazer e badalação.


Ilhabela tem 365 cachoeiras e quedas d’água, dezenas de trilhas de fácil acesso, localizadas em lugares de rara beleza, que incentivam e proporcionam a prática do ecoturismo. Mas todas as trilhas devem ser acompanhadas por um guia local.


 Ilhabela, do descanso à aventura náutica, um pouco de tudo, para todos
Ilhabela, do descanso à aventura náutica, um pouco de tudo, para todos   Foto: Reginaldo Pupo/Divulgação

Marinas - Marinas, escolas de vela e iates clubes oferecem suporte à prática de diversos esportes ligados ao mar. A pesca esportiva e amadora, surf, trilhas, cavalgada, bike, rapel e mergulhos em naufrágios são ótimas opções.

A Vila - Na Vila, o antigo povoado deu lugar a um sofisticado comércio, com bares, cafés, sorveterias e shoppings. A cidade é o ponto de encontro de todos que buscam conforto, segurança e diversão. Visitar, conhecer e descobrir a cultura caiçara é uma viagem ao tempo. Suas igrejas, centro histórico, museus e artesanatos, além das festas tradicionais, como Nossa Senhora D’Ajuda, a padroeira da cidade; Bom Sucesso e São Pedro Pescador, Festa de São Benedito e Semana da Cultura, refletem de forma nobre a riqueza da cultura local.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter