Conheça Atibaia, uma surpresa rural

Conhecida pela produção de morangos e pelo Monumento da Pedra Grande, a cidade também oferece atrações campestres

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  19/09/21  -  12:01
 Uma das atrações mais conhecidas, a Pedra Grande não está só para atrair turistas
Uma das atrações mais conhecidas, a Pedra Grande não está só para atrair turistas   Foto: Divulgação

O Turismo Rural é um segmento que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, apesar de não ser uma novidade. Surgiu na década de 80 como atividade alternativa para sobrevivência econômica de pequenos produtores rurais. Com a pandemia, turistas passaram a buscar roteiros curtos e ao ar livre para fugir de aglomerações e ter um contato maior com a natureza. Com isso, o Turismo Rural passou a ser um segmento muito procurado e centenas de cidades paulistas foram descobertas por este tipo de atrativo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Uma delas é Atibaia, um destino bem conhecido do público paulista, mas por causa da produção de morangos e do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande. A cidade, no entanto, surpreende por seus atrativos turísticos rurais, ainda não são tão conhecidos.


São fazendas, haras, cafés, pousadas, hotéis, laticínios, apiários e produtores artesanais de cachaça, doces, frutas, orquídeas, entre outros, que fazem de Atibaia um potencial destino rural, a menos de 70 km da Capital e a 130 km de Santos.


Turismo Secular
Um dos atrativos mais procurados é a Fazenda Paraíso (www.fazendaparaisoatibaia.com.br), complexo de 150 alqueires com passeios, gastronomia típica e uma viagem ao tempo, já que o lugar data de 1860 e ainda preserva as características daquela época.


A casa sede, em estilo colonial e feita de taipa, ainda mantém a casa de banho, o quarto do dono, o quarto do forasteiro e a cozinha colonial com azulejos portugueses. Uma antiga senzala sobrevive ao tempo e serve de moradia para a família Herrerias, que chegou por ali na década de 40.


“A fazenda foi adquirida por volta de 1940 para dar início a um ciclo de empreendimentos rurais como alambique e plantações de café, cana e frutas”, explica a proprietária atual, Ana Maria Herrerias.


O alambique, de 1910, continua produzindo as cachaças selecionadas D. Pedrito e Maracanã e é o mais antigo do País em funcionamento. Os visitantes podem acompanhar o processo de produção, desde a moagem da cana até o envelhecimento da bebida. Muitos dos maquinários são originais da época.


O restaurante da fazenda oferece comida típica, no fogão a lenha. Em seu ambiente rústico, há objetos antigos que fazem os turistas mais saudosos viajarem no tempo.


O complexo ainda possui um imenso lago, onde é possível fazer passeio de pedalinho, além de trilhas, piscinas e decks com quiosques cobertos, para contemplar o por do sol, saborear o almoço debaixo de árvores e observar a natureza. As crianças podem visitar uma fazendinha e passear a cavalo.


Funciona para o público em geral aos finais de semana, com opções de café da manhã rural, almoço ou day use em suas instalações. Durante a semana recebe turistas da Melhor Idade e alunos de escolas. Todos os atrativos devem ser reservados com antecedência e obedecem a rigorosos protocolos sanitários.


Café com Amor (veja a foto)
Atibaia possui uma produtora de café com blend próprio. O Expert Blenders mantém um padrão que graças ao acompanhamento feito desde a escolha do café verde, do processo de torração, da escolha dos grãos perfeitos até a embalagem. Os proprietários dizem que o principal ingrediente do café é o seu grão selecionado, mas para que ele chegue com a qualidade exigida, acrescentam um outro fator muito importante em sua composição: o amor. E parece que a química deu certo, pois o café recebeu certificação da Rainforest Alliance (selo que identifica café cultivado em propriedades que seguem rigorosos padrões sociais e ambientais) e da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). A produção, da colheita à embalagem, é feita em Araxá (MG), mas a comercialização é feita em uma loja boutique, em um prédio erguido em 1892, no Centro Histórico de Atibaia. Geleias, licores, cachaças, alfajores especiais, entre outros produtos artesanais compõem o catálogo de produtos.


Apiário (Veja a foto)
Nos próximos meses, Atibaia ganhará um novo e curioso atrativo: um apiário, para que turistas possam conhecer o processo de produção de mel e derivados, como o pólen apícola desidratado, a geleia real, o própolis, o mel de flores e o preferido da criançada, o “melzinho”, sachês ou gominhos com o produto.


Uma das atividades do Apiário Santo Antônio é o acompanhamento da apicultura migratória, que consiste no transporte das caixas de abelhas para diversas regiões, de acordo com a abertura das floradas.


Cavalos (veja a foto)
Localizado em uma extensa área verde cercada pela Mata Atlântica e a apenas 10 minutos do centro, o Haras Haddad propicia passeios a cavalo – uma delícia às crianças. O espaço do haras é privilegiado, podendo-se ver quase toda a região central de Atibaia. As experiências no haras vão muito além de simplesmente cavalgar. O turista pode até mesmo estabular o cavalo e, ainda, alimentá-lo. Para quem já possui cavalo, o haras disponibiliza o espaço para passeios nas trilhas dentro da propriedade, com serviços de doma racional, trabalho de equitação básica, adestramento e aposentaria de animais idosos.


O jornalista Reginaldo Pupo e a repórter-fotográfica Jéssica Aquino viajaram com apoio da ATRA (Associação do Turismo Rural de Atibaia)


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter