Confira dicas de segurança importantes para uma viagem tranquila

Com os feriados prolongados, é importante que quem for viajar fique atento a detalhes do veículo e estradas

Por: De A Tribuna On-line  -  13/11/18  -  14:46
  Foto: Divulgação

Feriado prolongado pode ser sinônimo de viagem. E nesta época, muitas famílias aproveitam para fugir da rotina e descansar. Milhões de brasileiros pegam a estrada e partem para a praia ou a serra.


Mas antes da viagem, é importante ficar atento a alguns detalhes para evitar dores de cabeça. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º país com mais mortes no trânsito na América. Para isso, o Gerente de Negócios Frota da ValeCard, Leandro Ferraz, mostra 5 dicas importantes para viajar com segurança e garantir um feriado tranquilo. Confira:


Faça a revisão do seu carro com antecedência


É importante sempre checar detalhes do veículos antes de cair na estrada. Fique de olho no nível de água e óleo, no funcionamento dos freios, faróis e da suspensão, no estado dos pneus, na parte elétrica, como as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível. Não esquecer documentos importantes, como os do carro é a habilitação, também é necessário.


Cuide-se: Alimente-se bem e esteja descansado


Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. E vale aquele alerta de sempre. Nunca beba e dirija. Também é importante descansar. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto estar alcoolizado. Se for o caso, pare o carro e descanse.


Use o cinto de segurança


O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.


Respeite os limites de velocidade


Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se: É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.


Dirija com segurança


Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter 3 segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.


Logo A Tribuna
Newsletter