Cidade do sul de Minas Gerais oferece opções requintadas de gastronomia, uma pedida ímpar

Gonçalves do bom e do melhor; confira opções ótimas para o friozinho do inverno

Por: Reginaldo Pupo  -  05/09/21  -  07:58
 No Restaurante Sauá, além dos queijos, há o medalhão de filé mignon no molho de café caramelizado
No Restaurante Sauá, além dos queijos, há o medalhão de filé mignon no molho de café caramelizado   Foto: Jéssica Aquino

Início da tarde de uma quinta-feira. Em pleno inverno da Serra da Mantiqueira, os termômetros cravam 30°C a 1.350 metros de altitude. Após uma intensa manhã de passeios, trilhas, cavalgadas e cachoeiras, a fome começa a se manifestar. E se você está em Gonçalves, sul de Minas Gerais, não se preocupe: a cidade não deixa nada a desejar quando o assunto é gastronomia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


São restaurantes, gastrobares e cafés com gastronomia regional e também refinada, que agradam a todos os paladares. Em clima de serra, muitos aproveitam a característica típica da região para tornar as experiências gastronômicas ainda mais acolhedoras – e, portanto, inesquecíveis.


É o caso do Restaurante Sauá (acesse o site), na Pousada Bicho do Mato, sob o comando do chef Vitor Pompeu, na zona rural da cidade. A casa é uma das pioneiras na valorização dos produtos locais e regionais, fortalecendo, os pequenos produtores.


O Sauá tem em seu cardápio uma tábua de queijos com mix de vários tipos da iguaria, como o Malacaxeta, da Bolderini; o Gran Parma, de Cachoeira de Minas (MG) e o queijo local do Sertão do Cantagalo.


Até as cervejas, como a 3 Orelhas, da própria cidade, e a Zalaz, da vizinha Paraisópolis (MG), além de vinhos como o Guaspari, de Espírito Santo do Pinhal (SP), o Luiz Porto, de Cordislândia (MG); e as cachaças artesanais, também são da região.


O medalhão de filé mignon ao molho de café com melado, a costelinha de porco ao barbecue de goiabada com purê de mandioquinha com crocante de couve, a truta ao molho de morango com pimenta, com risoto de queijos da Mantiqueira, são algumas das receitas, mesclando técnicas gastronômicas modernas com itens regionais.


Cardápio enxuto

Outra opção que os turistas podem buscar ao visitar Gonçalves é o Sabores da Mantiqueira Petit Bistrô (acesse o site), no bairro de São Sebastião das Três Orelhas. Com cardápio enxuto, há mais de 10 anos a casa recebe os habitués e turistas em busca de opções gastronômicas, sempre acompanhadas por uma boa bebida, especialmente as artesanais.


Fazem sucesso na casa o escondidinho de carne seca ou shitake e o strogonoff de shitake, com arroz e batata palha. O penne ao pomodoro e o spaghetti ao pesto são as tradicionais massas do bistrô. Mas, antes, peça uma entradinha. As bruschettas tradicionais ou de shitake, o caldinho na xícara ou o famoso bisquice da casa são opções divinas.


O bistrô Sabores da Mantiqueira segue o conceito comfort food, uma comida que remeta às boas lembranças da infância, generosa e, claro, muito saborosa.


Petiscos na natureza

Se a ordem é apenas petiscar e bebericar, Gonçalves possui diversos barzinhos onde moradores e turistas se reúnem para aquele bate papo ao final da tarde. As cervejarias são o ponto de encontro preferido.


Uma das mais procuradas é a Cervejaria 3 Orelhas (acesse o site), no bairro São Sebastião das 3 Orelhas. Ampliada recentemente, a estrutura térrea e o mezanino proporcionam uma vista deslumbrante para as serras de Gonçalves, repletas de araucárias.


As receitas das cervejas são produzidas de forma sazonal, de acordo com a safra dos produtos e insumos cultivados na Fazenda Santa Terezinha, onde está localizada a fábrica, o bar e o empório.


Para petiscar, o “Mió di Minas”, uma tábua de queijos artesanais da Mantiqueira servidos com barbecue de goiabada, pesto, chutney de tomate e pães artesanais, atende bem. Ou a linguiça artesanal de porco com cebola caramelizada, geleia de maracujá com pimenta e pães artesanais.


Uma montanha de opções


 Opções de jantar rústico e gastronomia refinada
Opções de jantar rústico e gastronomia refinada   Foto: Jéssica Aquino

JANTAR RÚSTICO (foto 1) - Restaurante Janelas com Tramela (12 99749-5212), um gastrobar charmoso e descolado no burburinho de Gonçalves. O restaurante funciona em uma casa de esquina em estilo colonial que reproduz casas produzidas em taipa. Comida típica mineira. E, sim, as janelas têm tramela!


GASTRONOMIA REFINADA (foto 2) - Turistas se sentirão “em casa” com os restaurantes que apostam em uma gastronomia mais refinada. Inaugurado em 27 de agosto, o Flor de Zucca (foto 1) é comandado pela chef Kátia Reis. Cozinha de inspiração italiana com ingredientes da região da Serra da Mantiqueira.


OUTRAS OPÇÕES - Na Gonçalves de sete mil habitantes tem espaço para pratos mais elaborados. O San Benedetto (35 99142-9206), comandado pelo Chef Rudney Andrade, é focado na comida típica mineira e gastronomia italiana. Já o Donna Pinha (acesse o site) fica no caminho para Gonçalves, em Santo Antônio do Pinhal, da consagrada chef Anouk, responsável pelas criações da casa. Ela escolhe pessoalmente os produtos, incluindo flores, ervas, folhas e hortaliças, sempre privilegiando o pequeno agricultor local.


Lugares para ficar com charme


 Lugares para ficar com charme
Lugares para ficar com charme   Foto: Jéssica Aquino

Pousada Gonçalves (foto 1) - Com estilo rústico e situada a 1.492 metros de altitude, a Pousada Gonçalves (acesse o site) é uma das mais lindas e altas da região. Um lugar que transmite muita paz, tranquilidade e sossego em meio à natureza, com uma vista privilegiada da Pedra do Barnabé. Os exclusivos seis chalés não possuem TV para que os hóspedes possam, de fato, ter total imersão ao ambiente de natureza.

Pousada Espelho D’Água (foto 2)- Imagine acordar após uma noite maravilhosa de sono, abrir as janelas e a porta e dar de cara com uma linda cachoeira? Na Espelho D’Água (acesse o site) alguns dos chalés estão de frente para a Cachoeira Sete Quedas, um dos principais atrativos turísticos de Gonçalves.


Logo A Tribuna
Newsletter