Cabo Frio prepara um circuito de caminhada por entre as praias da cidade

Primeiro trecho, de sete quilômetros, será inaugurado este ano

Por: Estadão Conteúdo  -  20/06/21  -  14:17
  Trajeto fica dentro do Parque Estadual da Costa do Sol
Trajeto fica dentro do Parque Estadual da Costa do Sol   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Paisagens do Litoral Norte do Estado do Rio podem ser apreciadas em um circuito de 53 quilômetros de extensão ou em sete caminhadas mais curtas. Essa é a aposta de Cabo Frio para fortalecer o ecoturismo na região. A Trans Cabo Frio se estenderá da divisa com Arraial do Cabo ao distrito de Barra de São João e fará parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Percurso.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O primeiro trecho, com sete quilômetros de ida e volta, já teve sua sinalização inaugurada. A expectativa é que todos os percursos estejam prontos até o final de 2021. Esse trajeto inicial passa por lugares como a Ilha do Japonês, o Farol da Lajinha, a Praia Brava, a Caverna dos Escravos e a Ponta do Chapéu.


Fica dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. Criada há dez anos, a área de preservação ambiental protege vegetação, dunas e restingas das cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia.


Chamado localmente de Boca da Barra, o roteiro de nível moderado começa no bairro da Ogiva, ao lado do Hotel Porto Veleiro, e continua até a Praia das Conchas. Pode levar em média três horas no total. Ou mais, se a pessoa for parando ao longo do caminho.


Mais ecoturistas com a trilha de longa distância


A ideia de trajetos compridos de caminhada possibilita vencer a rota andando até completar o percurso inteiro, como vencer um trecho a cada viagem. Com esse projeto, futuro integrante da Rede Nacional de Trilhas de Longo Percurso, a cidade fluminense espera atrair mais ecoturistas.


Criada em 2018, no ICMBio, a rede pretende conectar diferentes biomas brasileiros, cobrindo 10,5 mil quilômetros de Norte a Sul, de Leste a Oeste do País. Os trajetos entre áreas de conservação nacional são sinalizados e incluem sempre o símbolo da pegada amarela e preta.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter