Atibaia oferece viagem à natureza e luxo

Para quem gosta de passar um tempo desconectado da cidade grande é ótima pedida

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  26/09/21  -  17:50
 Localizada na Reserva Ecológica do Vuna, com 30km de trilhas da reserva natural (com guias), está a Pousada Águas do Vale
Localizada na Reserva Ecológica do Vuna, com 30km de trilhas da reserva natural (com guias), está a Pousada Águas do Vale   Foto: Divulgação/Jéssica Aquino

Para quem gosta de passar um tempinho desconectado, em uma viagem que valorize as paisagens naturais, a gastronomia, o estilo de vida e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos, Atibaia (retratada na edição de domingo passado) e região oferecem diversas alternativas também na rede hoteleira.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Hotéis e pousadas vêm investindo no Turismo Rural como forma de atrair visitantes, principalmente famílias que buscam o contato com a natureza e os animais. Mega estruturas, como as do Hotel Estância Atibainha; ou instalações simples, como na Pousada Águas do Vale; oferecem muito mais que hospedagens. São experiências que muitas crianças, por exemplo, poderão levar para o resto de suas vidas.


Com seus espantosos 900 mil m2, o Hotel Estância Atibainha Resort & Convention (www.atibainha.com.br), em Nazaré Paulista, a apenas 24km de Atibaia (20 minutos de carro), oferece experiências rurais em suas instalações por possuir uma fazenda repleta de animais dóceis que interagem com os turistas. A fazenda existe antes mesmo da inauguração do hotel, que ocorreu em 1984.


Muitos dos bichos (como patos e galinhas) transitam tranquilamente nas áreas comuns da propriedade (de 100 mil m2 - o restante é área de proteção ambiental). As crianças (e os pais) podem visitar os estábulos para realizar ordenha ou fazer passeios de cavalos (valor à parte), de trenzinho, charrete ou visitar o centro hípico, a horta e o pomar.


São sete piscinas, para adultos e crianças, climatizadas, cobertas ou ao ar livre; seis quadras, sendo três de tênis, duas de vôlei na grama e uma poliesportiva- ainda há campo de futebol Society e salões de jogos.


Há três trilhas: a Ecológica, de 250m; a trilha Caminho da Saúde, de 2.400m; e a Caminhada Rio Atibainha, de 1.200m. Além de brinquedoteca e parquinhos infantis. Também há o Castelinho Medieval.


“Turma do Atibainha”


A Turma do Atibainha promove atividades de recreação para crianças a partir de 3 anos. O Tio Katraka e a Tia Pink, que fazem parte da trupe, passam o dia inteiro brincando com as crianças. “A conexão que temos com as crianças é tão grande que quando elas se despedem, após alguns dias de convivência, ficam tristes e nos deixam emocionados”, revela “Katraca”.


Lindas vistas panorâmicas podem ser usufruídas para ler ou ver um filme, como a Estação Aconchego, o Rancho Sossego, a Sala de Carteado, o Cinema e o Piano Bar.


Hospedagem e gastronomia


O Hotel Estância Atibainha possui 120 chalés divididos em cinco categorias (standard, suíço, family 1 dormitório, family 2 dormitórios e a Vila Atibainha, com sete chalés premium com hidro e lareira). Todos são bem confortáveis, com camas box-spring, frigobar, TV com canais por assinatura e ar climatizado. Todas as unidades possuem cofre, acesso gratuito a Wi-Fi e rede para descanso.


As diárias do hotel incluem café da manhã (com mais de 80 itens), almoço (bebidas à parte), café da tarde e jantar. A gastronomia é bem variada. São massas, peixes, carnes, saladas e até comida japonesa, que são oferecidos no sistema self-service.


360 alqueires de pura natureza


Outra estrutura de hotelaria que oferece experiências com o Turismo Rural e Ecológico é a Pousada Águas do Vale (www.pousadaaguasdovale.com.br), localizada na Reserva Ecológica do Vuna, com 30km de trilhas da reserva natural (com guias), que são mapeadas e sinalizadas por cinco cores - há lagos, cachoeiras, gruta de pedra natural e mirantes.


A estrutura da pousada conta com piscina fria com toboágua, piscina climatizada coberta, hidromassagem aquecida, sauna seca, cachoeira, sala de jogos e carteado, sala de leitura, sala da lareira, sala de TV, espaço Wi-fi, mini campo de futebol de areia, playground rústico, brinquedoteca para a turminha de três a seis anos, lagos para pesca, quadra de vôlei gramada, tirolesa, caiaque, stand up paddle e recreação aos finais de semana com jogos e atividades.


Luxo na mata


Focado exclusivamente para casais e voltado para o mercado de luxo, o Canto do Irerê Boutique Hotel (www.cantodoirere.com.br), inaugurado há apenas nove meses em Atibaia, tem seus exclusivos oito chalés dispostos em uma parte de seus 70.000 m2 de mata preservada. Excelente espaço para relaxar, desconectar e aproveitar o silêncio, o único som possível de se ouvir por ali é o canto dos pássaros e o rugido de alguns macacos.


Os chalés são bem espaçosos, têm entre 80m2 e 110m2, e cada um com sua própria personalidade e arquitetura diferenciada. São equipados com uma sala de estar com confortáveis sofás, lareira, TV por assinatura e estação de trabalho. A sala é separada do quarto por uma parede feita em pedras, dando um toque rústico ao ambiente luxuoso.


Uma extensa varanda que acompanha do quarto à sala oferece uma vista privilegiada da mata - a mesma da banheira de hidromassagem. Há também ducha de alta pressão.


Gastronomia


Os hóspedes também podem usar e abusar da alta gastronomia do restaurante do Canto do Irerê, uma cozinha internacional com toques da regionalidade de Atibaia. O ambiente envidraçado valoriza a natureza no entorno. São oferecidas massas, risotos, sopas e cremes; carnes e frangos; pescados e opções veganas. Destaque, como entrada, é a Burrata Caprese. Como prato principal, carré de cordeiro com cuscuz marroquino, filé mignon ao poivre com batatas ao murro e truta assada com lascas de amêndoas e panaché de legumes. A adega de vinhos para acompanhar é do Canto do Irerê, by Zahil.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter