Além das praias, São Sebastião oferece um sabor para cada paladar

Cidade mescla a culinária contemporânea e a comida típica caiçara

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  21/11/21  -  19:05
Além das praias e das aventuras, a maior cidade do Litoral Norte oferece um gosto para cada paladar
Além das praias e das aventuras, a maior cidade do Litoral Norte oferece um gosto para cada paladar   Foto: Divulgação

São Sebastião, que teve sua História retratada aqui no último dia 7 de novembro, dona de dezenas de praias paradisíacas, também é pródigo em sua gastronomia, que mescla a culinária contemporânea e a comida típica caiçara.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O meio gastronômico é vasto. Tanto o morador, como o turista, têm opções de restaurantes mais refinados, como é o caso do YYÊ, em Cambury, e do Guató Gastronomia, em Maresias; ou os mais acessíveis, como o Tatiro’s, também em Cambury, e a República das Bananas, em Boiçucanga.


Com um cardápio variado, inspirado no mar, terra e fogo, o YYÊ Restaurante (www.nauroyal.com.br), que funciona no Nau Royal Hotel Boutique & Spa, é especializado em culinária brasileira e valoriza cada região (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste).


Assinado pelo jovem chef Artur Dornelles, o cardápio traz opções de entradas, petiscos, massas, arroz e risotos, peixes e frutos do mar, sobremesas e pratos exclusivos para crianças.


O YYÊ tem ambiente agradável, iluminação suave e intimista, decoração alusiva ao mar, música ambiente relaxante. À noite é possível ouvir o agradável som do mar e, de dia, a vista é indescritível.


O mix de petiscos, especialidade da casa, vem com um crocante de sagu com atum, brioche com sardinhas, bolinho de aipim e pastel de pupunha com gema de codorna. Entre outras opções de petiscos está o Carpaccio Preferido, com lâminas de palmito pupunha e abobrinha temperada com vinagrete de caju.


Guató


Um dos poucos restaurantes de alta gastronomia na Costa Sul de São Sebastião, o Guató (www.mauimaresias.com.br) aposta na gastronomia contemporânea brasileira com ingredientes regionais e muitas influências imigratórias e caiçaras.


Localizado no Hotel Maui Maresias, tem uma variada carta de vinhos e drinks. Para quem está em busca de experiências ainda mais marcantes, pode pedir o menu degustação, que deve ser agendado previamente. Experiente, como entradas, o ceviche de peixe branco, com torresmo de arroz; ou as vieiras seladas, com creme de ervilhas e um saboroso crocante de parma.


Os frutos do mar praticamente “dominam” o cardápio do Guató. Aliás, um misto com as principais iguarias do Atlântico vem acompanhado de creme de moqueca baiana, miniarroz de coco e farofa de dendê. Pesca fradinho, pescado ao molho de urucum e camarões rosa completam o cardápio de frutos do mar.


Não muito distante de Maresias, em Cambury, o Beach Hotel Sunset oferece em seu restaurante clássicos da cozinha em peixes e frutos do mar. E tudo pode ser degustado de frente para o mar em sua área gramada.


Enquanto o pedido é preparado, é possível repousar nas espreguiçadeiras que contornam a piscina ou molhar os pés na parte mais rasa. O bar é um ‘caso’ à parte. À beira da piscina, oferece uma ampla carta de drinks e os mais saborosos petiscos e sanduíches.


, que mescla a culinária contemporânea e a comida típica caiçara.


Logo A Tribuna
Newsletter