A vacina e o renascimento do turismo

A expectativa se multiplica à medida que as pessoas são vacinadas

Por: Marcos Lucas & Coluna Aviesp &  -  31/01/21  -  18:44
Para que o sindicato realize a importação algumas condições devem ser respeitadas
Para que o sindicato realize a importação algumas condições devem ser respeitadas   Foto: Reprodução/Unsplash

O início de 2021 foi marcado por bons presságios: logo nos primeiros dias foram anunciados a aprovação e uso de diversas vacinas para o covid-19 pelo mundo. Esta grandiosa conquista faz com que a população chegue mais perto de cruzar a linha final dessa crise mundial.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Com o isolamento social, desaprendemos a olhar. As lembranças que trazemos dos nossos acinzentados dias, reclusos dentro de casa, servem como aprendizado para a valorização da liberdade. Acredito que viajar, respirar em novos destinos e viver experiências ao lado de quem amamos, é o início de um ciclo de positividade. E como é bom observar o pôr do sol com a tonalidade alaranjada, frequentar lugares onde a paisagem não cabe na grande angular de uma máquina fotográfica ou de uma selfie no celular. Essa sensação, que já voltou a ser uma realidade, será ainda mais expandida com a imunização contra o vírus.


Os 60 serão os novos 50


A expectativa se multiplica à medida que as pessoas são vacinadas. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, as primeiras doses estão destinadas aos profissionais da saúde e, depois, aos cidadãos da terceira idade. Porém, vamos continuar vivendo um “novo normal”, ou seja, seguiremos os protocolos de segurança em função do coronavírus, pelo menos, até todas as pessoas estarem devidamente protegidas.


De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2019, a população acima de 65 anos no Brasil cresceu cerca de 26%. Se você faz parte desse grupo da melhor idade (prefiro usar essa nomeação), aconselho que já se mantenha aberta às possibilidades de programar o seu próximo destino de viagem.


Para uma viagem segura


O melhor caminho, sem dúvidas, é consultar um agente de viagens para evitar imprevistos, já que este profissional poderá apresentar a você informações com opções mais seguras e confiáveis de hotéis, companhias aéreas, transfers e entretenimento para a sua viagem. Outra orientação é o uso do “Guia do Viajante Responsável”, criado pelo Movimento Supera Turismo Brasil. O projeto, validado por especialistas na área sanitária, traz uma cartilha com 26 recomendações para uma experiência mais criteriosa.


E para uma viagem ainda mais segura, consulte a lista de agências associadas à Aviesp na Baixada Santista, por meio do site. Por fim, para refletirmos sobre essa transição de ano, deixo aqui uma frase do escritor João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas, “a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter