À beira-mar, convite à boa comida

Além de suas mais de 100 praias, Ubatuba oferece um polo gastronômico com delícias que vão muito além da culinária caiçara

Por: Reginaldo Pupo  -  07/03/21  -  20:00
 A famosa paella é o carro-chefe do Juanjo Gastrobar, especializado em cozinha espanhola
A famosa paella é o carro-chefe do Juanjo Gastrobar, especializado em cozinha espanhola   Foto: Jéssica Aquino/Divulgação

Não são apenas belas praias e ilhas paradisíacas que turistas buscam conhecer em Ubatuba, cidade do Litoral Norte retratada no último domingo. A gastronomia é outro delicioso atrativo imperdível. De pratos mais elaborados a porções à beira-mar, ofertadas pelos quiosques, o destino também é procurado por quem gosta de comer (muito) bem.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O polo gastronômico de Ubatuba está localizado no badalado bairro do Itaguá, onde estão concentrados os principais restaurantes, pizzarias, cafeterias, gastrobares, hamburguerias e também a maioria dos meios de hospedagens da região central, alguns com pegadagastronômica.


Nos cardápios há de variações de pratos típicos caiçaras e até da gastronomia mediterrânea. Ou até mesmo burgers inusitados, como o hambúrguer artesanal de melancia, preparado com blend de carne, fatia da fruta na chapa, queijo muçarela e manjericão.


A iguaria, exclusiva do Sullivan Bar e Cervejaria, pode até ser personalizada. Há a opção de hambúrguer de carne (180g de fraldinha e costela) ou vegano (quinoa vermelha, feijão fraldinha, grão de trigo e proteína de soja). Mas há 14 tipos de ingredientes que podem ser escolhidos, entre queijos, alface, rúcula, abobrinha escabeche, berinjela, pepinos e bacon.


Entre as dezenas de rótulos de cervejas artesanais disponíveis na casa, das clássicas e artesanais às frutadas, assim como os burgers, algumas também têm sabores peculiares, como a cerveja produzida com chocolate e com alto teor alcoólico (12º).


“É uma cerveja que deve ser a última a ser apreciada, como se fosse uma sobremesa, degustada de forma moderada, sem pressa”, explica Andres Duenk, com a propriedade de quem já experimentou 3.800 tipos de cervejas ao longo dos anos.


A culinária internacional também tem presença marcante em Ubatuba. Países como Portugal, Itália, Argentina e Espanha têm representação na cidade. Recém-inaugurado, o Juanjo Gastrobar é especializado em cozinha espanhola e o carro-chefe é, sem dúvida, a famosa paella. Todos os ingredientes utilizados no preparo do prato são importados da Espanha, tornando essa delícia ainda mais genuína.


Os frutos do mar usados no preparo são frescos, pois são fornecidos por pescadores que ancoram seus barcos em frente ao restaurante. Nada melhor que apreciar o prato com uma vista panorâmica deslumbrante do Atlântico e toda a orla da região central de Ubatuba.


A oferta gastronômica de Ubatuba tem espaço para todos os sabores. Quem gosta de uma refeição mais saudável também encontra excelentes opções, como na Padaria Integrale, famosa na região por produzir pães especiais e originais, pães de queijo, bolos, tortas, trufas e outras delícias, tudo integral.


Mas quem pensa que lá é só uma padaria, pode se surpreender. O cardápio é digno de um verdadeiro restaurante. O filé de peixe local de Ubatuba na chapa, com molho de tomilho, limão e pimenta, é uma das gostosuras do cardápio do bistrô da Integrale.


No acompanhamento, que o cliente pode escolher entre várias opções, salada e raízes ao forno (batata doce, inhame e mandioquinha). A casa tem ambiente harmonioso, decorado, arejado, cercado por muito verde e está localizada no centro de Ubatuba.


Serviço


Padaria Integrale - Rua Dr. Esteves da Silva, 360, Centro; telefone (12) 9-9799-5252; mais informações no site.


Sullivan Bar e Cervejaria -Rua Guarani, 828, Itaguá, telefone (12) 9-9767-8498; mais informações no site.


Juanjo Gastrobar -Estr. Prof. Joaquim Lauro Monte Claro Neto, 1.819, Itaguá; telefone (12) 9-9716-1835; Instagram: @juanjogastrobar


Há hospedagensde todos os estilos


Hospedar-se em Ubatuba não é tarefa fácil. No bom sentido. É que os tipos de hospedagens são variados. Além dos tradicionais hotéis e pousadas, é possível descansar em contêineres, mansões, campings, chalés e até em barcos e kombis.


Mas quem busca um lugar tranquilo para relaxar, o Villa Divina é um conjunto de casas de alto padrão (guest houses) localizado na Praia das Toninhas, que oferece bastante conforto, tranquilidade e, principalmente, segurança. Sem burocracia e com menor custo.


São 16 lindas casas, distribuídas por uma área com verde abundante, bem florida e com diversas árvores, que nos dias de sol, oferecem sombras, que convidam para uma leitura, relaxing ou simplesmente para apreciar os pássaros que rondam por ali. Aliás, o contato direto com a natureza é um dos diferenciais deste lugar mágico!


As casas do Villa Divina suportam confortavelmente até sete pessoas e contam com duas suítes com ventilador de teto, sendo uma com cama de casal e a outra cama de solteiro e uma bicama; uma sala com ventilador de teto, TV e sofá-cama, uma cozinha com fogão, geladeira, microondas, cafeteira e todos os utensílios domésticos; três banheiros, sendo um em cada suíte e um lavabo na sala com chuveiro e uma varanda integrada com a cozinha e sala, com mesa com bancos e poltrona e ainda churrasqueira.


Já o Condomínio Villa Divina Pietra conta com duas piscinas, amplo jardim, Spa


Logo A Tribuna
Newsletter