Projeto de Santos arrecada bicicletas para presentear crianças carentes neste Natal

A arrecadação vai até o dia 22 em quatro postos, em Santos, ou por meio de agendamento para a retirada no local

Por: Thiago Silva*  -  15/12/21  -  12:29
Campanha da Associação Brasileira de Ciclistas quer arrecadar no mínimo 40 bicicletas
Campanha da Associação Brasileira de Ciclistas quer arrecadar no mínimo 40 bicicletas   Foto: Divulgação

Quem não lembra da primeira bicicleta e da alegria das primeiras pedaladas? Enquanto muitas pessoas puderam vivenciar essa experiência na infância outras não tiveram a mesma chance, muitas delas por dificuldades financeiras. Com a proximidade do Natal, aAssociação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes (ABCPC) quer fazer a diferença e promove a 6ª edição dacampanha “Doe uma bicicleta para uma criança carente”.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O presidente da ABCPC, Jessé Teixeira Félix, revela que o objetivo para este ano é arrecadar, no mínimo, 40 bicicletas novas ou em boas condições. Ele pede que sejam priorizados os de aros 12, 16, 20 ou 24, justamente os tamanhos que atendem as crianças e os adolescentes.


Félix conta que o principal motivo da arrecadação é “fazer uma criança sorrir” e faz um apelo aos doadores: “Pedimos para as pessoas doarem as bicicletas usadas em condições. Tivemos casos em que fomos buscar e não dava nem para retirar a bicicleta de tão danificada que estava”.


Segundo o presidente, peças de bicicletas também são bem-vindas. “Pode ser que uma bicicleta usada precise trocar uma câmara, um freio".


As doações serão entregues para as crianças atendidas pelas Sociedades de Melhoramentos de Santos, no dia 23 de dezembro, em um evento na Praça Mauá, no Centro. Até lá, Félix conta com a ajuda da população para bater a meta de 40 bicicletas. “Toda criança quer uma bicicleta, e sabemos que muitos pais não têm condições de comprar”.


Doações

As bicicletas podem ser doadas até o dia 22 de dezembro, de segunda a sexta, em um dos quatro pontos de arrecadação. No Paço Municipal (Praça Mauá, centro), das 8h às 18h; ONG Sem Fronteira (Rua da Constituição, 75, Paquetá), das 8 às 18 horas; Fundo Social de Solidariedade (Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada), das 9 às 17 horas e no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Rua Júlio Conceição 102, Vila Mathias), das 8 às14 horas.


Os interessados em participar da campanha também podem agendar a entrega das bicicletas por telefone ou e-mail. Neste caso, os organizadores da campanha retiram as bikes nos locais indicados. O telefone para contato é o 99135-0360 ou os e-mails: abciclistas768@gmail.com e jessetfelix@ig.com.br.


* Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Paulo Bornsen e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter