Professora alia hobby com vontade de ensinar e cria canal interativo no YouTube

Canal Casa na Arte propõe diálogos sobre o consumo da arte por meio da tecnologia

Por: Pedro Porto*  -  15/10/21  -  19:06
 Entre os assuntos principais comentados, estão questões relacionadas à tecnologia.
Entre os assuntos principais comentados, estão questões relacionadas à tecnologia.   Foto: Acervo pessoal

Motivada pelo amor à arte e pela habilidade para se comunicar, a professora Vanina Sigrist, de 39 anos, doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp, criou, em novembro do ano passado, o projeto “Casa na Arte”, no YouTube. A ideia surgiu durante a pandemia, o que impôs desafios a ela, que se mudou para Santos em razão de um concurso público na Fatec. A proposta é que o espaço seja um refúgio para se ler, ouvir e escrever sobre o que gosta, em um ambiente de tranquilidade, sempre baseado no diálogo e na escuta, em um contato direto entre ela e o espectador.

Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para Vanina, começar seu próprio canal, com um conteúdo direcionado, era ter liberdade criativa. “Quando começou a pandemia, ficamos em recesso. Comecei a escrever histórias infantis. Tenho um livro pronto, em fase de edição, e está todo ilustrado. Comecei a retomar antigos hábitos e interesses ligados à minha formação. Na Fatec, como são cursos tecnológicos, não trabalho diretamente com literatura e artes em geral e nem atuo na área de Letras. Tenho mais preocupação em trazer temas contemporâneos ligados à comunicação e ao digital”, diz.

A professora e escritora também faz diversas entrevistas (que ocorrem às terças-feiras, às 19 horas) com artistas, jornalistas e educadores da região da Baixada Santista, traçando um paralelo entre o consumo de arte na atualidade e o uso da internet, atentando o usuário para a conexão entre os dois.

Entre seus convidados, já estiveram a banda Baluart, de Santos, e o jornalista e crítico de cinema André Azenha. Vanina também convida personalidades conhecidas da área acadêmica, amigos que participam das entrevistas e são diretamente das áreas atuantes, como Danielle Carvalho, da Unicamp, que se especializou na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), em Audiovisual.

“Quando falo da pintura, tenho amigos dessa área. Quando o assunto é cinema, a mesma coisa. Os recebo e eles ajudam a analisar o assunto do vídeo junto comigo”.

 Em seu canal, a professora aborda diversos clássicos da literatura, como a obra do escritor Italo Calvino
Em seu canal, a professora aborda diversos clássicos da literatura, como a obra do escritor Italo Calvino   Foto: Acervo pessoal

Os vídeos demandam um público jovem, que não é dessa área e não escolheu trabalhar com letras, literatura e artes, mas tem esse interesse e encontra no canal um espaço de também produzir conteúdo em um certo sentido.

“É um projeto meu, com os meus interesses. Eu me dedico o tempo todo, tenho mil ideias. Peço ajuda para as pessoas para que me estimulem, incentivem e possam colaborar. Devido a contatos que eu já tinha, e outros que vêm me procurando pela primeira vez, estão acontecendo coisas novas. Sou professora, mas também sou escritora e agora tenho o canal. Encontro uma maneira de me manter ativa, para além da fora de aula, mas que também reflete minha carreira como professora e crítica e remete à minha trajetória acadêmica”.

O seu canal é dedicado a conversas sobre arte, e os vídeos são feitos em formato de resenha, reflexão ou bate-papo. Em seu trabalho e em sua produção, Vanina não se prende a uma preferência artística, expandindo o debate para diferentes áreas, como literatura, cinema, teatro, escultura, música, fotografia e outras formas de expressão. Em muitas ocasiões, há, inclusive, uma intersecção entre os assuntos.

Os conteúdos são divulgados com frequência diária, e estão espalhados pelas redes sociais do projeto (@canalcasanaarte), onde é possível saber quais serão os temas abordados.

*Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Robnaldo Salgado e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.

Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter