Neta de pajé do litoral de SP cursa Medicina inspirada no avô

Nauany cresceu na tribo Bananal, em Peruíbe, e frequenta uma universidade federal

Por: Fábio Rocha*  -  19/12/21  -  09:32
Atualizado em 19/12/21 - 15:27
Nauany Pótu-Coereguá Gomes iniciou o curso em agosto
Nauany Pótu-Coereguá Gomes iniciou o curso em agosto   Foto: Arquivo Pessoal

Nauany Pótu-Coereguá Gomes passou a infância vendo o avô, João Gomes, curando as pessoas da tribo Bananal, em Peruíbe, onde cresceu. Ele era não só o cacique, mas também o pajé da aldeia, e a inspiração para a neta seguir o mesmo caminho, só que agora como médica.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Aprovada na Universidade Federal do Rio Grande, a jovem sempre acompanhava Gomes no tratamento de doenças e diz que também queria fazer algo que pudesse ajudar as pessoas. “Por isso, escolhi a Medicina.”


A estudante afirma que ficou surpresa ao ver que tinha conseguido passar na universidade gaúcha. “Não conseguia falar, só chorar de alegria. Foi a maior emoção que eu já senti, depois do nascimento dos meus irmãos”. A felicidade foi tanta que não contou a conquista imediatamente para a mãe, porque na hora não parava de chorar.


Nauany não contém a alegria ao falar do momento que está vivendo, mas admite que não é fácil morar longe da família. Ela se mudou para a cidade de Rio Grande em novembro. O curso começou em agosto, mas remotamente. No mês passado, foi adotado o ensino híbrido, com duas aulas presenciais, e as outras, remotas. A jovem mora com uma amiga perto da faculdade, o que ajuda na adaptação.


Para Nauany, estar distante de seus familiares pela primeira vez é a principal dificuldade. “A saudade está muito forte. Antigamente, estava acostumada a ver minha família todos os dias.”


O Ensino Médio de Nauany foi em uma Escola Técnica Estadual (Etec), onde ela diz que se sentiu acolhida. “É uma escola que respeita e promove a diversidade”, afirma. Além disso, fez cursinho na Uneafro, que é oferecido gratuitamente aos indígenas.


O maior obstáculo que ela teve para passar na universidade foi o acesso à internet. Com a pandemia, no começo do ano passado, o ensino a distância dificultou a vida de Nauany.


“Eu morava na zona rural, e a internet tinha picos, ficava indo e voltando”, conta. Mesmo com todos os problemas, ela conseguiu realizar o sonho de estudar Medicina, sem esquecer a herança cultural da tribo e do avô.


(*) Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter