Ministério da Agricultura investiga novo inseto asiático em Santos

Percevejo Erthesina fullo preocupa autoridades por danos que pode causar

Por: Daniel Rodrigues*  -  19/10/21  -  10:05
 Ministério da Agricultura investiga nova espécie exótica encontrada em Santos
Ministério da Agricultura investiga nova espécie exótica encontrada em Santos   Foto: Yan Lima

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já investiga o inseto que chegou a Santos originário da Ásia. O Erthesina fullo é um polífago que se alimenta de diversos tipos de plantas e até mesmo de árvores frutíferas, preocupando as autoridades pelos danos que pode causar à agricultura.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“O processo está na primeira fase de investigação, aguardando resultado da análise laboratorial”, conta Juliana Alexandre, chefe da Divisão de Prevenção e Vigilância de Pragas do Mapa.


Essa nova espécie de percevejo foi descoberta recentemente em Santos pelo estudante de Biologia da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Yan Lima e Silva. O inseto é originário do sudeste asiático e vem sendo encontrado entre os canais 3 e 7. Para situações como esta, o Ministério da Agricultura se mobiliza para fazer o controle e o monitoramento de possíveis novas pragas.


“Ao sermos notificados da suspeita do ingresso de uma praga, iniciamos a primeira fase de investigação, que consiste em coletar espécimes da praga para analisar e confirmar a sua identidade. Após confirmação, é iniciada a segunda fase de investigação, que visa eliminar a população/foco da praga e fazer levantamentos para delimitar a área afetada”, explica Juliana.


O possível meio de chegada dessas novas espécies é pelos portos, que recebem navios vindos de várias regiões do mundo.


“A região portuária tem alto risco de surgimento de novas pragas. Por isso, é uma área em que a inspeção dos produtos agrícolas ou outras vias de disseminação de pragas faz parte da rotina de trabalho realizado pela Vigilância Agropecuária do Mapa (Vigiagro)”, fala a chefe da Divisão de Prevenção e Vigilância de Pragas do Ministério. No entanto, o órgão ainda não tem dados de quantas espécies ingressam por essa via.


Precaução
Para prevenir a incidência desses insetos, o Ministério da Agricultura toma algumas medidas de precaução. “A inspeção de materiais em portos e aeroportos é realizada constantemente de forma preventiva. A ação visa identificar, de forma ágil, qualquer praga que possa estar associada a contêineres, bagagens, estruturas de madeira, material vegetal etc.”, declara Juliana.


Caso a população aviste insetos ou animais com aparência desconhecida, é recomendado avisar à Superintendência Federal de Agricultura (SFA) no Estado ou ao órgão estadual de defesa agropecuária local. Em Santos, a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) fica na Rua Júlio Conceição, 38, na Vila Mathias, e atende pelo telefone 3219-3224.


* Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Paulo Bornsen e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter