Igreja São Judas Tadeu passa a ser santuário neste sábado em Santos

Local terá uma relíquia da Santa Teresa de Calcutá e deverá se tornar espaço de peregrinação

Por: Giovanna Corerato*  -  16/10/21  -  15:34
Atualizado em 16/10/21 - 15:53
 Igreja localizada no Marapé passa a ser considerada um santuário, com relíquia de Santa Teresa de Calcutá
Igreja localizada no Marapé passa a ser considerada um santuário, com relíquia de Santa Teresa de Calcutá   Foto: Giovanna Corerato

A igreja de Santos que leva o nome do santo das causas impossíveis, São Judas Tadeu, fundada em 1948, será elevada à categoria de santuário neste sábado (16). A missa para a celebração começará às 19 horas e uma relíquia da Santa Teresa de Calcutá será colocada no altar. Fiéis de toda a Baixada Santista costumam visitar a igreja e fazer seus pedidos a um dos santos mais populares da Igreja Católica no Brasil, segundo o padre Antônio Alberto Finotti, o padre Toninho, de 74 anos. E a tendência é que o movimento se torne ainda maior.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A ideia do templo ser elevado a santuário partiu da própria comunidade, que se engajou na realização de melhorias para cumprir as exigências necessárias para que o local se tornasse um santuário. Na Igreja Católica, é considerado um santuário a igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões e que são atraídos por algo que existe especificamente naquele templo.


Melhorias foram realizados tanto na parte interna quanto externa do templo, localizado no bairro Marapé. Foram fixadas 12 cruzes na parte interna da igreja, para representar os 12 apóstolos e, a partir deste sábado, tudo começará a ser registrado. “Será um lugar de peregrinação, onde haverá livros e anotações das visitas com o registro de alguma cura ou milagre que aconteceu com a intercessão de São Judas. Um patrimônio espiritual”, explica o padre.


Toninho afirma que essa mudança será feita para atender a grande procura de devotos à igreja que manifestam sua fé em São Judas Tadeu. Segundo ele, muitos vêm de outros bairros e até de outras cidades. “Para ser um santuário, a igreja não pode se restringir a apenas um bairro. Ele tem que ultrapassar um determinado espaço geográfico na questão de devoção, acolhendo pessoas de todas as paróquias e de outros municípios também”.


Devoção


“Já fiz vários pedidos e alcancei graças. Quem frequenta essa igreja tem muita fé. Ele é um santo muito poderoso”, afirma Maria José Galdino dos Santos, que sempre viveu no Marapé. A aposentada, que frequenta sempre a igreja, ressalta que todo 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, a igreja enche de fiéis que vêm de vários lugares da região.


 É comum o relato de graças alcançadas pelos fiéis que frequentam a igreja
É comum o relato de graças alcançadas pelos fiéis que frequentam a igreja   Foto: Giovanna Corerato

José Ribeiro Lopes, de 74 anos, afirma também já ter recebido várias graças. Diz pedir sempre por proteção e se sente muito correspondido. Ele e sua falecida esposa sempre frequentavam a igreja durante a festa do dia 28. “Nós sempre participávamos da festa, mas como ela não está mais aqui já faz dois anos, decidi manter a tradição da família”.


No dia 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, ocorrerão sete missas no santuário santista, das 7h às 19h. Não haverá procissão devido à pandemia. Após a última missa, está prevista uma carreata, na qual a imagem de São Judas passará pelas ruas do Marapé.


* Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Paulo Bornsen e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter