Documentário produzido por jornalista de Santos mostra olhar brasileiro sobre a Batmania

Fã do personagem, André Azenha reúne entrevistas e depoimentos que refletem a paixão pelo homem-morcego

Por: Daniel Rodrigues*  -  15/10/21  -  17:45
 André Azenha: realizador do documentário é um grande colecionador de itens do Batman
André Azenha: realizador do documentário é um grande colecionador de itens do Batman   Foto: Divulgação

Se produzir algo como um filme em homenagem ao seu maior ídolo é o sonho de todo fã, o produtor cultural, pesquisador, escritor e jornalista André Azenha, 41 anos, pode dizer que está realizando o dele. Ele vai lançar o documentário Batmania à Brasileira, sobre o super-herói que ele acompanha nos quadrinhos, na TV e no cinema desde a infância.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Não será necessariamente um filme sobre o Batman”, diz Azenha. “É sobre a paixão, a dedicação e o amor de brasileiros de diferentes regiões do País, de diferentes profissões e das mais variadas maneiras de ser e pensar, que possuem essa relação com um personagem de 82 anos de existência”.


O filme reunirá entrevistas, depoimentos e imagens de arquivo de professores, pesquisadores, produtores culturais, jornalistas, presidentes de fã-clubes, youtubers, escritores, dubladores e cosplayer, entre outros profissionais com trajetórias e trabalhos ligados ao homem-morcego.

“Teremos nomes como o Mario Abbade, crítico de cinema que na época integrou a Liga Maçônica do Morcego, nos anos 80. Escritores como Silvio Ribas (Dicionário do Morcego), Jorge Ventura e Paulo Chacon (autores de livros sobre o Baman), o dublador Márcio Seixas, e vários outros”, explica André Azenha.


A ideia de produzir o filme surgiu a partir do Festival Virtual Batman Day, organizado pelo próprio jornalista, que atua em Santos. Foi a maior programação online realizada no Brasil para celebrar o dia mundial do super-herói, comemorado no dia 18 de setembro. A empolgação dos convidados foi tanta, que passaram a enviar vários tipos de materiais, incluindo vídeos antigos, em VHS, e fotos de eventos pioneiros sobre o super-herói no Brasil.


O conceito do projeto nasceu de modo “despretensioso”, diz Azenha. O que seriam algumas entrevistas no canal dele no YouTube, o Histórias do Cinema, virou um festival com horas e horas de entrevistas com mais de 20 nomes ligados ao personagem. “Decidi, a partir do material das entrevistas no meu canal, criar esse documentário, feito de maneira totalmente independente, com ajuda da minha parceira de vida e carreira Paula Azenha e do publicitário Wanderley Camargo, que ajudará na edição”.


André Azenha trabalha no segmento audiovisual há quase 20 anos, e é um dos realizadores do Santos Film Fest. Por conta de ter um material diversificado em mãos, ele aproveitou a oportunidade para lançar um filme sobre o personagem.

"Além do Batman ser meu objeto de pesquisas no mestrado e no doutorado, é um personagem que eu coleciono, leio e assisto desde a infância, e também realizo eventos sobre, como a exposição Batman 80 Anos, com a trajetória do personagem no cinema, em 2019, que teve mais de 4 mil visitantes, além de sessões especiais de filmes dele”.


O objetivo é finalizar o documentário até junho de 2022 e depois inscrevê-lo em festivais de cinema. A ideia é fazer o lançamento em Santos, no Cine Roxy, com os demais circuitos de cinema ou plataformas de streaming na sequência.


* Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter