Coral indígena faz apresentação gratuita no Dia das Crianças em São Vicente

O grupo resgata tradições culturais por meio de cânticos sagrados

Por: Daniel Rodrigues*  -  11/10/21  -  16:32
Atualizado em 11/10/21 - 18:10
 O coral, que ensaia na casa de reza, tem o objetivo de resgatar as raízes culturais indígenas
O coral, que ensaia na casa de reza, tem o objetivo de resgatar as raízes culturais indígenas   Foto: Divulgação

O Dia das Crianças em São Vicente será marcado, nesta terça-feira (12), pela apresentação do Coral Indígena Mborai Mirim, da tribo Guarani Mbya. O início está previsto para as 16h, na Praça 22 de Janeiro, mantendo vivas as tradições. A sessão é gratuita e faz parte do Festival de Primavera, evento da Prefeitura que termina no próximo domingo (17).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


"Os cânticos representam a nossa história e nossa cultura ", explica o historiador Matheus Macedo, que é responsável pelo grupo, junto com o cantor, violonista e líder indígena Karai Mirim. Nesta terça, a celebração mostrará a importância das tradições da tribo, seu modo de viver e como lida com a natureza.


A apresentação é composta pelo cânticos Ore má rô jeru ré, que significa o fortalecimento espiritual e o olhar para o horizonte, e Ka a guy Porã, que significa floresta mais bonita, e trata da importância da natureza. "Essas canções trazem as tradições, as lutas por nossos direitos, como territórios, e a preservação da nossa cultura, através de cânticos sagrados", explica Macedo.



Os repertórios são ensaiados e escolhidos na Opy, a casa de reza e local sagrado, na Aldeia Paranapuã, no Parque Prainha, em São Vicente. O coral Mborai Mirim foi formado em 2012, e seu nome significa Pequena Canção. Ele é formado por Ara Mirim (Vanessa), Karai Mirim (Gilson), Pará Mirim (Andressa), Karai Tataendy (Claudinei), Pará Poty (Daniela), Jaxuca Rete (Joyce) e Yva i (Maria).


O Instagram do coral pode ser acessado por este link.



* Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão dos professores Paulo Bornsen e Eduardo Cavalcanti e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter