Conexão 5G vai exigir novos aparelhos; entenda

Apesar na nova tecnologia, os equipamentos atuais continuarão funcionando nas redes 4G, 3G e 2G

Por: Thiago Silva*  -  13/12/21  -  16:34
Atualizado em 13/12/21 - 17:30
Aparelhos e planos das operadoras deverão ficar mais caros
Aparelhos e planos das operadoras deverão ficar mais caros   Foto: Unsplah

Aguardado com muita expectativa, o 5G, a quinta geração de internet, vai exigir equipamentos que suportem a tecnologia, avisam especialistas da área.


“Como toda tecnologia, os que quiserem utilizar o 5G de imediato, terão que comprar novos dispositivos a preços mais altos dos que estão disponíveis atualmente”, explica o engenheiro eletrônico e CEO da Beelegal Soluções Tecnológicas, Ruy Rede.


Ele avisa que essa troca não precisa ser imediata, já que há uma necessidade de mudança de infraestrutura na transmissão das operadoras de telefonia móvel. “Isso ainda levará um tempo para acontecer”, afirma.


Além de comprar o aparelho necessário, o consumidor terá que arcar com os planos das operadoras que irão passar a oferecer o 5G. “Ainda está no início, mas as operadoras terão que investir nos dispositivos de transmissão, entre outros”.


Ruy Rede é CEO da empresa Beelegal Soluções Tecnológicas
Ruy Rede é CEO da empresa Beelegal Soluções Tecnológicas   Foto: Divulgação

No caso das empresas, o CEO relata que a implementação do 5G gera uma outra preocupação. “Com a velocidade maior, devido ao 5G, podem acontecer mais ataques cibernéticos e, consequentemente, vazamentos de dados em larga escala”.

Para que isso não aconteça, Ruy Rede conta que as empresas precisam estar preparadas com um programa de privacidade de dados.

Melhorias

Segundo o especialista, a rede de internet vai melhorar a conexão atualmente conhecida como 4G, a quarta geração.


Segundo Rede, o 5G vai revolucionar a chamada “internet das coisas” (IOC). Ela conecta objetos de uso cotidiano à internet, interligando suas funções. Com essa tecnologia, será possível, por exemplo, realizar uma cirurgia remotamente, além de melhorar a velocidade da internet para a navegação do dia a dia, como ver filmes ou jogar.


Ruy Rede explica que o 4G não é capaz de fazer o que o 5G faz devido à redução de latência, ou seja, do tempo de resposta da internet. “Um filme que antes demorava muito para ser baixado passa a ser baixado em segundos”.


* Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Paulo Bornsen e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter