Reestruturação do sistema de drenagem em avenida de Guarujá é concluída

Ação deve minimizar enchentes e alagamentos no Jardim Helena Maria

Por: ATribuna.com.br  -  04/01/22  -  19:36
A passagem de pedestres e veículos era dificultada sobretudo em dias de chuvas fortes
A passagem de pedestres e veículos era dificultada sobretudo em dias de chuvas fortes   Foto: Foto: Helder Lima

A Prefeitura de Guarujá concluiu os serviços de reestruturação do sistema de drenagem da Avenida Helena Maria, no trecho entre a Avenida dos Caiçaras e Rua Atílio Gelsomini, no Jardim Helena Maria. As intervenções, a cargo da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), se resumem em limpeza e desassoreamento das galerias pluviais, minimizando antigo problema de alagamentos e enchentes naquela região, em ocasião de chuvas fortes.


De acordo com técnicos da Seurb, a obra foi 100% positiva. Depois que os serviços foram concluídos, a Prefeitura passou a monitorar aquele trecho da avenida e, mesmo com a ocorrência de chuvas nos últimos dias, o local não sofreu alagamentos, comprovando a eficácia dos serviços realizados pela municipalidade.


A ação foi fundamental, em função da necessidade e particularidades observadas no represamento de águas fluviais ao longo da Avenida Helena Maria, dificultando a passagem de pedestres e de veículos, sobretudo em dias de chuva.


Por este motivo, foi de extrema necessidade a implantação de nova rede de drenagem para escoamento das águas superficiais, com soluções que conduzissem os fluxos principais em menores distâncias até os canais existentes.


No local, a Seurb iniciou as intervenções com ações de limpeza e desassoreamento da rede de drenagem, com o propósito de minimizar os problemas que o excesso de água pode causar. Com o conjunto de estruturas e instalações nas vias urbanas, esse sistema canaliza e direciona o escoamento para canaletas, bueiros e galerias.


A limpeza foi realizada por equipamentos de hidrojateamento e sucção mecanizada – equipamentos de alta potência, que retiraram os sedimentos, lixo e raízes que estavam dentro da tubulação, impedindo a vazão das águas.


Foram executadas bocas de lobo com a função de captação das águas provenientes do escoamento superficial para as respectivas caixas de captação, a fim de evitar que o fluxo de águas precipitadas (enxurradas) avance sobre o passeio público.


Outra intervenção importante foi a execução de sarjetas e guias pré-moldadas ao longo da via. Para tanto, foram implantados 260 metros de tubo de 0,100 (dividido em duas linhas paralelas); oito unidades de caixa de inspeção de 4,00 metros x 360 metros; 95 metros de guia e sarjeta ao longo da Avenida Helena Maria; a recuperação da rotatória (bifurcação) entre o início da Avenida Manoel Albino e Helena Maria; além da execução de 110 metros de calçada e pavimentação asfáltica no trecho entre a Avenida dos Caiçaras e Rua Atílio Gelsomini.


Conscientização


Com o término das obras, a Prefeitura apela pela compreensão da população para que descartem lixo em local adequado. Para isso, é disponibilizado o caminhão 'Cata Coisa’, que visa diminuir o descarte irregular de madeiras, móveis, colchões, entre outros materiais em espaços públicos. Há multa para este tipo de infração, que pode chegar a R$ 10 mil.


O serviço atende de segunda-feira a sábado, porém, os agendamentos devem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Pelo WhatsApp o contato é o (13) 99620 0855 e pelo telefone fixo (13) 3344-3312).


O 'Cata Coisa’ não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Neste caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.


Logo A Tribuna
Newsletter