Obra em São Vicente gera transtorno no Quarentenário: 'Estamos presos dentro de casa'; VÍDEO

Moradora Mayara Silva conta que rua está com muitos buracos e que a irmã, que é cadeirante, não consegue sair de casa

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/05/21  -  08:22
Atualizado em 19/05/21 - 12:46
 Moradores dizem que calçada do lado esquerdo está quebrada há duas semanas
Moradores dizem que calçada do lado esquerdo está quebrada há duas semanas   Foto: Mayara da Costa Silva

Sem poder sair de casa com tranquilidade, os moradores da Rua 9, no bairro Quarentenário, em São Vicente, estão indignados. Uma obra que começou a cerca de um mês atrapalha a circulação tanto dos pedestres quanto dos motoristas, que relatam estarem "presos dentro de casa" por conta da situação.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Mayara da Costa Silva conta que com o andamento da obra, a pavimentação da calçada direita foi concluída. No entanto, a da esquerda segue com buracos abertos há duas semanas. Por conta da situação, ela e o marido tiveram que deixar o carro do lado de fora, pois diz não conseguir passar com o carro pela calçada; veja no vídeo abaixo.



Na mesma rua ainda vivem outras pessoas da família de Mayara, como a sogra e a mãe, mas a maior preocupação de Mayara é com a irmã, que é cadeirante. "Tem um buraco gigante e ela não consegue sair da porta da minha mãe", diz.


Apesar de ainda não ter precisado sair de casa, a jovem retornará um tratamento médico na proxima semana, então a família pede celeridade na construção da calçada, para que a jovem de 15 anos consiga sair de casa.


 Moradora Mayara Silva conta que via está com muitos buracos e que a irmã, que é cadeirante, não consegue sair de casa
Moradora Mayara Silva conta que via está com muitos buracos e que a irmã, que é cadeirante, não consegue sair de casa   Foto: Divulgação/Mayara Silva

Em dias de chuva a munícipe conta que fica ainda pior, pois a água acumula nos buracos, o que dificulta principalmente o trânsito dos motoristas.


Ainda segundo Mayara, não foi feita a ligação da rede de esgoto e teme que essa obra seja feita apenas depois da conclusão do asfalto, o que geraria mais transtornos.


"É um descaso porque a gente paga o nosso imposto. A gente não paga barato por isso, não é de graça. A gente quer melhoria sim. Asfalo é dignidade", afirma a moradora.


Resposta


A Sabesp informa que executou entre março e abril de 2020 as obras na Rua Eduardo Simplício (antiga Rua 9), área continental de São Vicente, deixando a via nas mesmas condições existentes. O programa de pavimentação das vias na região não é responsabilidade da Sabesp.


Ainda segundo a Sabesp, as obras estão em andamento em outras localidades próximas e, quando as equipes retornarem (o que está previsto para o primeiro semestre do ano que vem) para que a ligação domiciliar de esgoto seja efetivada, as intervenções técnicas acontecerão na calçada dos imóveis.


As redes coletoras de esgotos (implantadas em 2020) não estão em operação, pois aguardam a conclusão das obras no sistema da região. Por esse motivo os imóveis no bairro Quarentenário ainda não podem ser conectados ao Sistema de Esgotamento Sanitário.


A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), informa que as ruas conhecidas como Sete, Nove e Onze, no Quarentenário, já estão recebendo obras de pavimentação. Nesta segunda-feira (10), as obras nas calçadas de parte da rua nove foram concluídas, inclusive, em frente à casa citada pela reportagem.


Ainda segundo a prefeitura, o trabalho de zeladoria e as obras de pavimentação na Área Continental seguem em ritmo acelerado. Recentemente, a Prefeitura finalizou a pavimentação de três ruas da Vila Iolanda, no bairro Vila Ema. Outros serviços na região estão sendo executados e devem ser finalizados nos próximos 90 dias.


Logo A Tribuna
Newsletter