Moradores de Itanhaém pedem ajuda para resolver 'cemitério de carros' no Centro

Quem passa pelo local diz que os veículos abandonados atrapalham o trânsito e viram alvo de invasões

Por: Carolina Faccioli  -  15/07/21  -  07:42
 Quem passa pelo local diz que os carros abandonados atrapalham o trânsito e viram alvo de invasões
Quem passa pelo local diz que os carros abandonados atrapalham o trânsito e viram alvo de invasões   Foto: Divulgação/ Monalisa Carrico

Carros abandonados na Rua Dr Ricardo Falcão Rangel, no Centro de Itanhaém, viraram motivo de preocupação para moradores e comerciantes da região. Segundo eles, o problema se estende há anos e afeta a mobilidade e a segurança dos transeuntes.


A advogada Rafaela Werner Rodrigues Coutinho, de 37 anos, mora na região, diz que na rua onde estão os carros existe uma delegacia e que os veículos deixados lá são apreendidos pela corporação e colocados por ali. Inicialmente, esses veículos ficavam apenas em frente a delegacia, mas Rafaela diz que esse número foi aumentando e hoje estão em uma grande parte da rua.


"Conforme o tempo foi passando, foi enchendo cada vez mais de carros ali. Agora é um lugar que a gente não consegue mais usar para parar o carro".


A moradora também explica que o local tem gerado medo em quem passa por ali, pois tem observado usuários de drogas e álcool que quebram as janelas para entrar nos veículos.


A comerciante Monalisa Santos Carrico, de 28 anos, também tem sentido o impacto de conviver com o 'cemitério de veículos'. Ela tem uma pizzaria no Centro e diz que é comum escutar reclamações.


"É uma pizzaria bem conceituada na cidade, recebemos muitos turistas e todos reclamam das condições da rua. Falta de lugar para parar".


Ela também reforça que já tentou entrar em contato com a polícia, Ministério Público e prefeitura, mas não obteve soluções definitivas.


"Esses carros estão sendo utilizados para consumo de drogas e álcool porque ficam com as portas abertas, então as pessoas conseguem entrar. É perigoso, fica uma rua perigosa de transitar, pois você pode ser surpreendido a qualquer momento. Isso acaba chamando muitas pessoas de má indole que vão recolher peças de carros, pois fica tudo ali largado".


Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informa que os veículos estacionados nesta localidade estão sob responsabilidade do governo estadual por se tratarem de bens móveis apreendidos em decorrência do envolvimento em atividades ilícitas.


A prefeitura por meio da secretaria de Trânsito e Segurança Municipal realiza tratativas para que possa ser realizado um convênio entre o estado e o município, podendo assim, se viabilizar um local próprio e adequado para o direcionamento desses veículos. A previsão é que tenhamos definidas essas tratativas e início das ações em cerca de 40 dias.


Cabe salientar que a prefeitura apesar de não ser a responsável pela questão, está disposta em buscar soluções, incluindo absorção de possíveis custos para a locação do espaço adequado.


Já a Polícia Civil de Itanhaém também esclarece que há um processo em fase final de licitação para implementação de um pátio no município. Além disso, a Delegacia Seccional está em tratativas com a Prefeitura para implementação de um convênio, para que os veículos apreendidos em atos de polícia judiciária possam ser encaminhados ao pátio municipal, assim como acontece com aqueles apreendidos pela Guarda Municipal e Polícia Militar em atos de polícia de trânsito


Logo A Tribuna
Newsletter