José Menino comemora 61 anos de história em Santos

Cheio de histórias para contar, o bairro abriga alguns dos mais queridos pontos turísticos da cidade

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/01/21  -  12:25
Atualizado em 17/01/21 - 12:57
O cronograma também segue inalterado, com início às 8 horas e as finais a partir das 14h45
O cronograma também segue inalterado, com início às 8 horas e as finais a partir das 14h45   Foto: Fabio Maradei

O bairro José Menino celebra 61 anos neste domingo (17). A história do local remonta a meados de 1700, quando a região era um sítio pertencente ao ourives José Honório Bueno, que era apelidado "José menino" por conta de sua altura.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Internacional foi o primeiro estabelecimento de hotelaria construído na faixa da orla santista
O Internacional foi o primeiro estabelecimento de hotelaria construído na faixa da orla santista   Foto: Reprodução

Um dos mais históricos de Santos, o José Menino tem muitas histórias para contar. Ele abrigou o primeiro hotel da orla, o Internacional, erguido em 1895 na areia da Praia do José Menino. O primeiro trecho do jardim da orla foi entregue em 1936, entre o José Menino e o Canal 2.


A famosa Estátua do Pescador, marco da Ponta da Praia, já morou no José Menino. O monumento ficava na divisa e era o bonde da cidade fazia o retorno. Os primeiros trilhos do bonde, inclusive, foram instalados na região.


Um polo turístico da cidade, o José Menino abriga o Orquidário, o segundo espaço mais antigo do gênero em todo o Brasil que continua em atividade. Também conta com o icônico Emissário Submarino, que tornou-se um destino dos turistas e moradores para relaxar em um fim de semana ensolarado.


O bairro ainda serve de polo de práticas esportivas na cidade. Os praticantes de asa delta o consideram uma segunda casa, bem como os surfistas, que contam com a Escola Radical de Surfe a disposição no Posto 2.


Logo A Tribuna
Newsletter