Guarujá limpa encostas de morros em mutirão preventivo

Trabalhos são realizados pelas equipes da Secretaria de Operações Urbanas (Serurb) em parceria com a Defesa Civil

Por: ATribuna.com.br  -  11/01/22  -  14:34
Equipe de 20 trabalhadores já realizou a limpeza em seis dos sete morros contemplados
Equipe de 20 trabalhadores já realizou a limpeza em seis dos sete morros contemplados   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Para evitar o descarte irregular de lixo e acúmulo de resíduos, prevenindo o assoreamento das redes sociais, os morros de Guarujá estão recebendo serviços de limpeza. Os trabalhos são realizados pelas equipes da Secretaria de Operações Urbanas (Serurb) em parceria com a Defesa Civil do Município.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De acordo com a Prefeitura, uma equipe de 20 trabalhadores já realizou a limpeza em seis dos sete morros contemplados: Bela Vista, Engenho, Cachoeira, Vila Júlia, Vale da Morte e Vila Baiana. O próximo ponto será o Morro da Barreira do João Guarda.


Segundo o secretário adjunto da Seurb, Joel de Souza Santos, o trabalho é realizado semestralmente ou quando há necessidade. “Estamos fazendo um trabalho preventivo quanto ao assoreamento de bueiros e de galerias de águas pluviais, pois essa ação colabora para reduzir os alagamentos quando ocorrem intensas chuvas”, explica.


A ação conta com apoio da Defesa Civil, pois o órgão monitora os morros da cidade, principalmente durante dias de chuvas fortes.


Locais de difícil acesso


Guarujá também intensificou a limpeza urbana em áreas de difícil acesso. Desta forma, a coleta Manuel opera em diversas áreas do município. Com apoio de equipamentos e de um caminhão da coleta regular, 22 localidades são atendidas de segunda a sábado.


Além das ruas estreitas, vielas também são beneficiadas com a ação. Durante o serviço, equipes utilizam um carrinho específico para depositar os detritos retirados dos contentores e caixas espalhados em pontos estratégicos, onde o caminhão não consegue entrar.


Segundo o secretário, é importante que as pessoas se conscientizem sobre a limpeza da cidade. “Colocando o lixo no horário da coleta, não jogando resíduos em córregos e canais para não obstruir a drenagem das águas pluviais e, assim, evitar problemas como enchentes, alagamentos e até deslizamentos de terra em áreas de risco”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter