Feira livre com economia criativa agrada moradores de Santos

Feira Livre Criativa teve mais uma edição no Centro. No local há desde legumes a roupas africanas

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/02/21  -  16:54
Feira livre provoca alterações no trânsito do Canal 3 nesta quarta
Feira livre provoca alterações no trânsito do Canal 3 nesta quarta   Foto: Susan Hortas/PMS

De chinelos customizados, máscaras de proteção e artigos decorativos a brigadeiros gourmet, frutas, verduras, legumes, temperos, entre outros, a Feira Livre Criativa teve mais uma edição nesta quinta-feira (4), na Rua Itororó, entre a Amador Bueno e a Av. São Francisco.


O evento, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Santos), com apoio da prefeitura, ocorre sempre às quintas, das 7h às 14h, e já se consolida como opção de compras para quem mora ou trabalha no Centro Histórico, unindo feira livre de rua com economia criativa.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Em uma das barracas, a dona de casa Maria Sabino Costa da Silva, de 58 anos, moradora do Monte Serrat, comprava frutas e legumes para o almoço. Em outra, a estudante Maria Eduarda Bispo Ferreira, de 17, da Zona Noroeste, aprendia a colocar um turbante africano na cabeça, uma das peças comercializadas na barraca ‘Vai de Turban’.


“Fui ao médico e aproveitei para comprar umas coisas. Facilitou muito essa feira aqui”, disse Maria Sabino. Já Maria Eduarda adorou o visual. “Ficou lindo, nunca tinha experimentado. Vou aderir, vou comprar”, disse, se olhando no espelho com turbante na cabeça e brincos de estampas africanas feitos pelas mãos da artesã Carla Regina Luz, 31. “Em meio à crise da pandemia, essa feira é a oportunidade para mostrarmos nosso trabalho e ganharmos nossa renda”, falou Carla.


Para a artesã Aparecida Schimith, 49, que trabalha com costuras criativas, a feira foi a chance de se reerguer. “Eu estava com depressão, então, isso aqui é meu sustento e minha válvula de escape”.


Além dos produtos oferecidos, há serviços de orientação aos frequentadores (Foto: Susan Hortas/PMS)


Outros serviços


Quem passou pelo local também pôde receber orientações jurídicas gratuitas e sobre prevenção à saúde bucal na pandemia com equipes da prefeitura. É o caso da diarista Maria Nanci, 55, do Monte Serrat, que levou o filho Guilherme, de 11, para orientações de higiene bucal. Técnicas da Seção de Atendimento e Prevenção (Seaprev), da Secretaria de Saúde, ensinaram a higienização correta para prevenir cáries e outras doenças, além da covid-19.


Guilherme ainda ganhou um kit de higiene bucal. “Sempre passo na feira e trago ele para receber orientações e reforçar a importância da escovação, porque criança tem que ficar em cima. Em todo lugar é bom ter informação. Afora que essa feira é uma facilidade, porque a gente sempre compra um legume, uma verdura, é bem mais fácil”, contou a mãe.

A Feira Livre Criativa conta com mais de 20 barracas que oferecem desde produtos tradicionais de uma feira livre a produtos artesanais. “Ela contempla quem mora mais para esse lado do Centro e também moradores do Monte Serrat. E, para quem trabalha aqui, é a oportunidade de ter uma feira por perto, pois, às vezes, a pessoa não tem tempo”, afirma a gerente da CDL-Santos, Maria Cristina dos Santos, ressaltando que toda quinta-feira haverá novidades no evento.


A montagem das barracas respeita as normas de distanciamento social, com espaçamento de dois metros entre os estandes e disponibilização de álcool em gel nas barracas.


Logo A Tribuna
Newsletter