Escadaria do Morro São Bento receberá obras de revitalização em Santos

Obras de drenagem, contenção, estabilização e acessibilidade estão entre os serviços previstos; confira

Por: ATribuna.com.br  -  16/06/22  -  09:21
Atualizado em 16/06/22 - 14:52
Serviço oferecerá acesso facilitado aos moradores e turistas
Serviço oferecerá acesso facilitado aos moradores e turistas   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O Morro São Bento, em Santos, receberá melhorias na escadaria Joana D'Arc - entre as ruas Santa Cecília e Getúlio Vargas. Obras de drenagem, contenção, estabilização e acessibilidade estão entre os serviços previstos para o início do segundo semestre.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Uma licitação foi aberta para definir a empresa que realizará a obra. O edital foi lançado no último dia 27 e está disponível no Santos Portal. Os serviços previstos no projeto têm valor estimado em R$ 1.788.778,23, incluindo materiais, equipamentos e mão de obra.


As melhorias que serão implantadas na escadaria vão garantir aos 8 mil moradores do Morro São Bento, e também aos turistas, maior facilidade de acesso ao Museu de Arte Sacra e ao Centro Cultural e Esportivo do Morro São Bento.

Além disso, a obra valoriza e destaca a relevância histórica desta escadaria, que conta um pouco a história da cidade de Santos.


A obra compreende a implantação de 115 metros de tubulação em concreto armado (com ferro) e 353m² de piso em concreto sobre os calçamentos em paralelepípedo; instalação de 70 metros de corrimão duplo e de 528 peças em ladrilho hidráulico podotátil, o que dá autonomia às pessoas com deficiência visual.


O projeto prevê ainda a construção de uma escada hidráulica em concreto com 64 metros para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais ao longo da escadaria.

O mecanismo terá 102 metros de canaleta em concreto e servirá para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.


Logo A Tribuna
Newsletter