Equipes da prefeitura fazem poda de árvores no jardim da orla de Santos

Previsão é que serviço seja concluído no final da próxima semana

Por: ATribuna.com.br  -  03/08/21  -  20:42
 Equipes da prefeitura fazem poda de árvores no jardim da orla de Santos
Equipes da prefeitura fazem poda de árvores no jardim da orla de Santos   Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação

A prefeitura de Santos iniciou, nesta terça-feira (3), operações de manejo e poda das árvores do jardim da orla, no trecho entre o Parque Roberto Mário Santini (Emissário) e o canal 3 sob supervisão da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). A previsão é que serviço seja concluído no final da próxima semana.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


As operações contam com equipe voltada à trituração de galhos e outra para recolhimento de tocos. De acordo com o engenheiro agrônomo Ernesto Tabushi, da Seserp, encarregado da supervisão geral, o objetivo é a chamada poda de limpeza.


“Além de garantir o equilíbrio das copas das árvores, o trabalho visa à remoção de galhos podres, enfermos e atacados por espécies parasitas”, explicou, acrescentando que o serviço é realizado no período de queda das folhas, mas propício para essas ações. Na orla, prosseguiu o engenheiro agrônomo, predominam os chapéus-de-sol (Terminalia catappa) e palmeiras de diversas origens.


Por dia, são triturados cerca de 20m³ de galhos, material aproveitado como agregado orgânico nos próprios canteiros do jardim da praia.


Parasita


As operações envolvem inclusive a poda de limpeza para a eliminação da erva-de-passarinho, hemiparasita de difícil eliminação, com raízes capazes de penetrar no interior do caule e sugar a seiva da árvore, chegando a matá-las, conforme explicou o engenheiro agrônomo Erico Gomes, que coordena os trabalhos. Hemiparasita é um parasita que não é completamente dependente do seu hospedeiro, podendo até viver sem ele.


Planta do gênero Phoradendron, a erva-de-passarinho é transmitida por meio das fezes dos passarinhos, que consomem as sementes dos galhos e, por meio de sua digestão, acabam incentivando a germinação.


Logo A Tribuna
Newsletter