Ensino de Guarujá terá 'cápsula do tempo' para abordar percepção dos alunos na pandemia

Devem participar do projeto cerca de 7.800 alunos do 6º ao 9º de ensino fundamental II

Por: ATribuna.com.br  -  30/07/21  -  19:19
 Intitulada “Marcas de um Tempo”, a iniciativa visa documentar a percepção dos alunos em relação as mudanças sociais provocadas pela pandemia da covid-19
Intitulada “Marcas de um Tempo”, a iniciativa visa documentar a percepção dos alunos em relação as mudanças sociais provocadas pela pandemia da covid-19   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá vai implantar na rede municipal de ensino um projeto da cápsula do tempo. Intitulada “Marcas de um Tempo”, a iniciativa visa documentar a percepção dos alunos em relação as mudanças sociais provocadas pela pandemia da covid-19.


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Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), devem participar do projeto cerca de 7.800 alunos do 6º ao 9º de ensino fundamental II. Após confeccionarem as cápsulas, os alunos irão enterrá-las, para que esses materiais sejam desenterrados daqui a dez anos.


De acordo com o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Feliciano Nicolau, o “Marcas de um Tempo” é um projeto interdisciplinar, que vai trabalhar várias habilidades, entre elas, as socioemocionais. “A pandemia vai marcar essa geração e através desta dinâmica, vamos identificar quais mudanças, seja na educação ou nas relações sociais, a pandemia provocou em nossos estudantes, que têm sido tão guerreiros neste enfrentamento”.


Além de vídeos, as escolas irão realizar rodas de conversa seguidas de produção textual. O intuito é fazer com que os alunos contem suas experiências, receios, sentimentos e as expectativas deste período pandêmico. Feito isso, os textos serão guardados nas cápsulas, que serão posteriormente enterrados. Para confeccionar a cápsula os estudantes utilizarão canos de PVC.


A cerimônia de lacração das cápsulas está prevista para acontecer no dia 22 de setembro, com a abertura do material daqui a 10 anos, no dia 22 de setembro de 2031.


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