Descarte irregular de entulho bloqueia calçada e gera reclamações em São Vicente

Munícipe diz que rua localizada no Parque São Vicente tem desde sofá até galhos de árvores e atrai ratos e caramujos

Por: ATribuna.com.br  -  16/07/21  -  13:49
 Entulho está jogado pela calçada da Rua Venezuela
Entulho está jogado pela calçada da Rua Venezuela   Foto: Divulgação/Lurdes Barbosa

Entulho descartado de forma irregular no bairro Parque São Vicente tem indignado quem vive pela região. O problema se concentra na Rua Venezuela e segundo uma munícipe que procurou A Tribuna, o problema gera transtornos para os pedestres, que não conseguem transitar e também tem atraído bichos para o bairro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A aposentada Maria de Lurdes Barbosa, de 73 anos, conta que as pessoas jogam de tudo por ali, como sofá, telhas e até galhos de árvores.


Por conta do grande volume de resíduos, a aposentada diz que os pedestres precisam atravessar pelo meio da rua. "Fizeram um lixão. Está quase na metade da rua, não dá pra passar pela calçada".


Ela também salienta que na Rua da Escola Municipal Maria de Lourdes Batista, na Praça Rubéns Ferreira Martins, também ocorrem descartes, precisando de limpeza tanto quanto na rua em que ela mora.


Além dos transtornos gerados para os pedestres, a moradora também afirma que o lixo acaba atraindo animais, como ratos, caramujos e mosquitos.


Para resolver o problema, a moradora propõem limpezas mais frequentes, assim como a construção de um ponto de descarte de entulho na via Venezuela. Assim, ela acredita que o problema não se repetirá.


 Moradora diz que entulho acumula de tudo um pouco
Moradora diz que entulho acumula de tudo um pouco   Foto: Divulgação/Lurdes Barbosa

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), informa que realiza, diariamente, diversos serviços de zeladoria no Município.


No entanto, para que todo esse trabalho seja, de fato, sentido e traga um retorno positivo aos moradores, a colaboração da população é fundamental, evitando descarte irregular de lixo e entulho.


O Município disponibiliza o serviço de cata-treco, que deve ser agendado por telefone. Na Área Continental, o número é 3566-6013 e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Já na região Insular, os números são 3461-1096, 3464-1018 e 3461-1105. Nesse caso, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.


Pode ser agendada a retirada, gratuita, de até cinco sacos de entulho ou um metro cúbico de material conhecido como resíduo da construção civil (RCC), móveis e eletrodomésticos velhos. No caso de quantidades maiores, o munícipe deve contratar serviço particular de caçamba.


Logo A Tribuna
Newsletter