Balanço de parque despenca e atinge cabeça de criança em Santos

Duas crianças da mesma família foram atingidas pelo brinquedo instalado no bairro Estuário

Por: Natalia Cuqui  -  28/12/21  -  11:20
Atualizado em 28/12/21 - 22:36
Crianças se balançavam no momento em que o brinquedo caiu.
Crianças se balançavam no momento em que o brinquedo caiu.   Foto: Arquivo Pessoal/Amanda Machado

O balanço de um parquinho infantil no bairro Estuário, em Santos, despencou na tarde do último sábado (25) e machucou duas crianças. Uma delas é um menino de oito anos que precisou levar pontos na cabeça após ser atingido. O irmão mais novo, de cinco anos, foi atingido no quadril.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Mãe dos meninos atingidos pelo brinquedo, a dona de casa Amanda Machado dos Santos Gabriel, de 28 anos, lamentou o ocorrido e disse que nunca imaginou que isso pudesse acontecer com seus filhos.


"Eles estavam brincando no gira-gira e depois foram para o balanço. Quando eles se balançaram pela terceira vez, eu virei as costas e vi que o brinquedo já tinha caído com os meus filhos. O cabo de ferro deu na cabeça de um e caiu no quadril do outro. Um abriu a cabeça e levou ponto, machucou o rosto, que está inchado também".


Amanda explica que ficou mais de uma hora esperando a chegada do Samu, que não veio. As crianças foram levadas de carro para a UPA Zona Leste, no Estuário, próximo ao parquinho, com a ajuda de um vizinho.


Crianças se balançavam no momento em que o brinquedo caiu.
Crianças se balançavam no momento em que o brinquedo caiu.   Foto: Arquivo Pessoal/Amanda Machado

"Teve uma hora que a moça falou que o Samu estava na correria e tinha bastante gente passando mal e que não tinha ambulância, então era mais fácil a gente levá-los. O único jeito foi a gente levar".


Na unidade de saúde, nenhum dos dois precisou de internação. Apenas o mais velho levou pontos e precisou tomar remédio, porque estava ficando tonto. "O médico falou que o certo seria levar 4 pontos, mas como um pedaço da pele saiu, ele tomou 3 pontos. Meu outro filho levou só o susto da queda e machucou o quadril", relata a mãe.


A mãe dos meninos afirmou que costumava ir sempre com as crianças ao parquinho, mas que nunca tinha visto nenhum acidente. Um morador das redondezas, porém, contou à ela que essa não é a primeira vez que acontece um acidente no local.


"Parquinho é para criança brincar, não é para quebrar na cabeça deles, para machucar. Se não dá para brincar, é mais fácil desfazer. Poderia matar uma criança ali, se não fosse meu filho poderia ser outra criança", desabafou.


Ela afirmou que os meninos estão bem e agora só fica o susto, mas que não pretende voltar ao local com as crianças. "Jamais levaria meus filhos para eles se machucarem. Prefiro levar em outro parquinho agora", finaliza.


O parquinho foi interditado pela Prefeitura, que removeu o brinquedo.
O parquinho foi interditado pela Prefeitura, que removeu o brinquedo.   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), que removeu os brinquedos após uma vistoria no parquinho. A pasta ressaltou que "as subprefeituras promovem manutenção preventiva periódica, mas também farão novas vistorias em todos os parquinhos instalados nos bairros da cidade com objetivo de identificar problemas nos equipamentos infantis".


Logo A Tribuna
Newsletter