O mais "jovem" dos bairros de Santos, a Pompeia, chegou aos 24 anos na última sexta-feira (25). O aniversário da caçula foi celebrado com uma missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia.
O bairro foi criado no Plano Diretor e pertencia ao José Menino até o ano de 1998, quando os moradores passaram a pedir a separação formal e administrativa da área "mais larga" entre os canais 1 e 2, entre as avenidas Bernardino de Campos, Pinheiro Machado, Francisco Glicério e a orla da praia.
Com cerca de 14 mil moradores, a Pompeia é um dos bairros que ainda conserva seus casarões de décadas de existência, em meio aos prédios modernos que chegaram nos últimos anos.
Construída nos anos 1920, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia deu o nome ao bairro. Para muitos moradores, é ela que melhor representa a comunidade, na frente da Praça Benedito Calixto.
“A Pompeia é um dos bairros mais charmosos de Santos. Oferece uma estrutura ótima aos seus moradores, com diversas opções de serviço e atividades. Costumo dizer também que tem uma comunidade ativa, participativa e que tem muito orgulho e carinho pelo bairro”, concluiu José Carlos de Almeida, o Kaculé, presidente da Sociedade de Melhoramentos da Pompeia.