Túnel imerso terá três faixas por sentido, outra exclusiva para o VLT e galeria para pedestres e ciclistas (Reprodução) Representantes do Governo de São Paulo estiveram no domingo (3) e nesta segunda-feira (4) em missão internacional na Europa “como parte das ações de qualificação técnica do projeto do túnel Santos-Guarujá”, informou o Estado. Clique aqui para seguir agora o canal Porto Tribuna no WhatsApp! O leilão do túnel imerso está marcado para 5 de setembro, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A visita técnica foi acompanhada pela diretora da Agência de Transporte do Estado (Artesp), Raquel Carneiro, que participou da missão “com foco na experiência regulatória e de fiscalização do projeto pela agência”. Segundo o Executivo estadual, a programação incluiu visitas técnicas a dois equipamentos europeus que utilizam a tecnologia de túnel imerso, mesma solução prevista para a ligação entre as cidades de Santos e Guarujá. No domingo (3), a comitiva visitou o centro de operações da empresa holandesa Imontevc, especializada na movimentação e imersão de estruturas submersas. Já nesta segunda-feira (4), os representantes do Governo de São Paulo acompanharam uma imersão técnica no Scheldetunnel, em Antuérpia, na Bélgica, além de participar de reunião com representantes da agência regulatória local (Lantis), responsável pelo projeto Oosterweel, um dos maiores empreendimentos de infraestrutura da Europa. “A missão internacional reforçou o compromisso do Governo de São Paulo com a excelência técnica e a inovação no desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana e logística”, disse o Estado. Ainda conforme a divulgação, as visitas deram continuidade ao diálogo internacional iniciado durante o roadshow do projeto, “que permitiu a incorporação de aprimoramentos no modelo de concessão, contribuindo para maior eficiência, segurança jurídica e atratividade ao projeto”.