Os navios JS Kashima e JS Shimakaze receberam, em duas horas, 1.274 visitantes (Alexsander Ferraz/AT) Os navios JS Kashima e JS Shimakaze, da Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão, receberam nesta segunda-feira (25), em duas horas, 1.274 visitantes no Porto de Santos. As embarcações atracaram domingo, no cais da Marinha, e ficaram abertas para visitação apenas na segunda, entre 14 e 16 horas. Os militares japoneses deixarão Santos na próxima quinta-feira. (veja fotos mais abaixo) Clique aqui para seguir agora o canal Porto Tribuna no WhatsApp! Os navios JS Kashima e JS Shimakaze integram o tradicional cruzeiro de formação de oficiais japoneses realizado anualmente desde 1957. A passagem pelo Brasil marca as celebrações dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países. Segundo o Consulado-Geral do Japão em São Paulo e a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), a visita reforça a cooperação diplomática e cultural entre Brasil e Japão. Mutirão de limpeza Nesta segunda-feira, os japoneses participaram, acompanhados da Marinha, Polícia Militar, Instituto Mar Azul (IMA) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), de um mutirão de limpeza nas praias de Santos. A atividade teve início no Novo Quebra-Mar (José Menino) e seguiu em direção à Ponta da Praia, percurso que serviu para os visitantes conhecerem os cuidados com o meio ambiente desenvolvidos na Cidade. “A iniciativa também reforçou a importância da união entre diferentes instituições e países em prol da proteção ambiental e da sustentabilidade”, disse a Prefeitura. Veja, abaixo, fotos das embarcações e dos oficiais no mutirão, em Santos: -navios japoneses (1.476358)