Paulo Corrêa Jr leva solicitações de comerciantes de Santos e região ao Governo do Estado

Deputado estadual conversou com vice-governador Rodrigo Garcia sobre isenção do ICMS sobre produtos necessários à prevenção da Covid-19 e retorno das atividades

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/04/20  -  20:21
Comércio do Centro de Santos se encontra fechado devido à quarentena
Comércio do Centro de Santos se encontra fechado devido à quarentena   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Por meio de videoconferência, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr (DEM) se reuniu com o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, na manhã desta terça-feira (7), para falar sobre solicitações da Associação Comercial de Santos (ACS), do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SinHoRes) e do Sindicato do Comércio Varejistas.


O encontro virtual também serviu para discutir o cenário atual no estado e na região da Baixada Santista em relação à pandemia do novo coronavírus.


"O vice-governador mostrou as expectativas do estado em relação ao crescimento do contágio da doença, a importância do distanciamento social e explicou que a quarentena é uma maneira de preparar o serviço público de saúde", comentou Corrêa Jr.


Na última semana, o deputado estadual teve uma reunião, também por videochamada, com o presidente da ACS, Mauro Sammarco, e, também, com o diretor executivo da ACS, Márcio Calves. Na ocasião, foram pleiteados os desejos da entidade, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e do Sindicato do Comércio Varejistas.


"O grande pleito deles, neste momento, é em relação à isenção do ICMS sobre quaisquer produtos necessários à prevenção e tratamento da Covid-19. Além da possibilidade de isentar outros eventuais tributos que incidam sobre os insumos hospitalares e a criação de uma linha de crédito que auxilie os comerciantes e pequenos empresários", contou o deputado.


Em ofício encaminhado ao deputado, os representantes do comércio também pediram pela adoção de medidas para isenção de pagamentos ou acordo para quitação futura de contas referentes aos gastos com água e luz.


Ao longo da conversa desta terça, Rodrigo Garcia garantiu que algumas dessas medidas estão sendo estudadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Algumas delas, no entanto, são de competência federal, mas o vice-governador se mostrou disposto a dialogar para tentar minimizar os impactos da crise na vida dos comerciantes.


Outra questão abordada na reunião entre Corrêa Jr e Garcia foi relativa a possíveis normas e regras de higiene e fluxo impostas pelo governo estadual quando as atividades comerciais e que envolvam aglomerações voltarem ao normal.


Em resposta, o vice-governador ressaltou que o cumprimento da quarentena é necessário neste momento para salvar vidas, e que o estado também sofre com as suspensões das atividades. Ele frisou, ainda, a necessidade de monitorar, dia a dia, a expansão da doença para que novas medidas e estudos sejam feitos.


Logo A Tribuna
Newsletter