'Lula Livre' deve se tornar 'campanha muito maior', afirma Lula em Recife

Durante evento, ex-presidente criticou o ministro da Justiça, Sérgio Moro, a operação Lava Jato e o atual presidente Jair Bolsonaro

Por: De A Tribuna On-line  -  18/11/19  -  19:53
Ex-presidente esteve em Recife para acompanhar festival em sua homenagem
Ex-presidente esteve em Recife para acompanhar festival em sua homenagem   Foto: Pedro de Paula/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante um festival em sua homenagem, que o movimento “Lula Livre” tem que se transformar em uma campanha muito maior. O evento ocorreu neste domingo (17), em Recife, e reuniu milhares de simpatizantes no local. O político também criticou o ministro da Justiça, Sergio Moro, o atual presidente Jair Bolsonaro e a Operação Lava Jato.


“Agora, a campanha ‘Lula Livre’ tem que se transformar em uma campanha muito maior, porque o que nós queremos é a anulação da safadeza dos processos contra nós”, disse o ex-presidente. “Apresentem provas contra mim e me condenem e aí não faço mais discurso contra vocês”, relatou. 


“Adoraria estar com [Sergio] Moro e [Deltan] Dallagnol para discutir quem é safado nesse país”, pontuou em referência à possível suspeição do ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, que pode ser analisada ainda neste ano pelo Supremo Tribunal Federal. 


“Depois de passar 580 dias [preso] (…), depois de tanta gente se mobilizar pelo país, eu queria dizer: a luta não acabou. Não há como acabar uma luta porque a cada dia nós queremos mais”, afirmou diante de um público empolgado, que o ovacionava aos gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”. 


No seu primeiro ato de rua no Nordeste desde sua libertação, Lula voltou a atacar Moro, o procurador Deltan Dallagnol, a Operação Lava Jato e o presidente Jair Bolsonaro. “Eles estão destruindo o país em nome do quê?”, afirmou. “Eles estão fomentando a milícia em nome do que neste país?”.


Milhares de pessoas assistiram ao Festival Lula Livre, que reuniu desde o início da tarde no centro histórico de Recife muitos artistas e bandas locais, como Chico César, Francisco el Hombre e Lia de Itamaracá.


Agradecimento 


Neste domingo, o ex-presidente também publicou em sua conta no Twitter um agradecimento público ao ex-prefeito de São Paulo e candidato derrotado à Presidência da República em 2018 Fernando Haddad (PT). 


“Eu quero agradecer o Fernando Haddad, de coração. Eu pedi pra ele ser candidato e ele foi. Agradeço a dignidade que você teve de representar o povo brasileiro”, tuitou Lula no começo da noite. 


Esta semana, Lula também participou de reunião do Partido dos Trabalhadores em Salvador. O ex-presidente falou sobre o período na prisão, as eleições municipais e o pleito presidencial de 2022, e atacou o presidente Jair Bolsonaro, como já havia feito no primeiro discurso, em Curitiba, logo depois de deixar a carceragem da Polícia Federal. 


* Com informações da Veja


Logo A Tribuna
Newsletter