Jair Bolsonaro chama governadores do Nordeste de 'paraíba' e gestores reagem

Fala de presidente ao ministro Onyx Lorenzoni foi captada por microfones da TV Brasil pouco antes de o presidente conversar com jornalistas, pela manhã

Por: De A Tribuna On-line  -  20/07/19  -  13:59
. Bolsonaro tem até o dia 15 de abril para decidir se mantém a regra ou se muda
. Bolsonaro tem até o dia 15 de abril para decidir se mantém a regra ou se muda   Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Uma fala do presidente Jair Bolsonaro, referindo-se aos governadores do Nordeste como "governadores de Paraíba", gerou indignação nos chefes dos Executivos da região. A fala, que trazia críticas também a Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, foi captada por microfones da TV Brasil nesta sexta-feira (19), sem que o presidente percebesse. 

Bolsonaro se preparava para conversar com jornalistas, durante café da manhã no Palácio do Planalto, e aparentemente não sabia que o microfone que usava já captava áudio. Foi possível ouvir o presidente dizendo ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: "Entre aqueles governadores de 'paraíba', o pior é do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara", disse Bolsonaro. Depois de um trecho incompreensível, o presidente ainda usou a expressão "picaretas".

Depois de tomar conhecimento da fala do presidente, os governadores publicaram uma carta em conjunto, na qual dizem ter recebido a declaração "com espanto e profunda indignação". "Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia", escreveram (leia a íntegra abaixo). 


Carta dos Governadores do Nordeste de 19 de Julho de 2019


"Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia."


*Com informações do Correio Braziliense


Logo A Tribuna
Newsletter