Eurocâmara reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

Decisão aumenta a pressão sobre os países do bloco para que façam o mesmo

Por: Da AFP  -  01/02/19  -  22:39

O Parlamento europeu se tornou, na quinta-feira (31), a primeira instituição a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, aumentando a pressão sobre os países do bloco para que façam o mesmo.


A Eurocâmara “reconhece Juan Guaidó como presidente interino legítimo da República Bolivariana da Venezuela, em conformidade com a Constituição venezuelana”, diz a resolução aprovada por 439 votos a favor, 104 contra e 88 abstenções.


Na resolução, o organismo apela a todos os países da União Europeia a fazer o mesmo, adotando “uma posição firme e unificada”.


Paralelamente, a UE, por meio de sua chefe da diplomacia Federica Mogherini, exigiu a libertação de todos os jornalistas presos sem razão por Caracas.


Dois jornalistas franceses e três jornalistas da agência espanhola EFE – um repórter espanhol, uma cinegrafista colombiana e um fotógrafo colombiano –, bem como seu motorista venezuelano foram detidos. Dois jornalistas chilenos também foram expulsos.


Mais tarde, os três repórteres da EFE receberam aval para trabalhar, e os dois franceses foram deportados.


As detenções de jornalistas internacionais acontecem pouco antes de uma nova manifestação convocada pela oposição, que exige o estabelecimento de um governo de transição e a organização de eleições gerais livres.


Nicolás Maduro e seus partidários “não vão conseguir impedir que o mundo saiba o que está acontecendo na Venezuela”, reagiu Juan Guaidó no Twitter, descartando a hipótese de guerra civil no país.


“O risco de uma guerra civil não existe, ao contrário do que alguns querer acreditar. Por que? Porque 90% da população quer uma mudança”, assegurou Guaidó.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter