Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Principal opositor do democrata, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), retirou a candidatura durante a tarde

Por: Da Agência Brasil  -  02/02/19  -  22:04
Atualizado em 02/02/19 - 22:09
Senador de 1º mandato, Alcolumbre teve uma atuação discreta nos primeiros quatro anos no Senado
Senador de 1º mandato, Alcolumbre teve uma atuação discreta nos primeiros quatro anos no Senado   Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Com 42 votos, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito neste sábado (2) em primeiro turno presidente do Senado. O principal opositor de Alcolumbre, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), retirou a candidatura na tarde deste sábado.


Senador de primeiro mandato, Alcolumbre teve uma atuação discreta nos primeiros quatro anos de mandato no Senado. Na disputa pelo comando da Casa, revelou-se um hábil articulador, congregando os adversários de Renan Calheiros e os aliados do governo federal.


O novo presidente contou com o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também filiado ao DEM.


Aos 41 anos, o senador estreou na política no início deste século. Foi vereador em Macapá, três vezes deputado federal e chegou ao Senado em 2015. Nas eleições de outubro passado, concorreu ao governo do Amapá e ficou em terceiro lugar.


É um dos mais jovens senadores a assumir a presidência da Casa.


Eleição


A eleição para a presidência do Senado foi marcada por um embate sobre se a votação seria aberta ou secreta. Nesta sexta-feira (1º), após cinco horas de sessão, a maioria dos parlamentares decidiu pelo voto aberto. Mas uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou que a votação deveria ser secreta.


A eleição foi feita em cédulas e teve que ser realizada duas vezes, pois na primeira apuração foi encontrada uma cédula a mais na urna. Após ser suspensa ontem, a sessão começou hoje por vota das 12h.


Logo A Tribuna
Newsletter