Bolsonaro: Lula tem votos ou apenas números no Datafolha?

Presidente voltou a criticar o adversário nas eleições, e também as urnas eletrônicas

Por: ATribuna.com.br com informações do Estadão  -  18/06/22  -  18:49
Bolsonaro também criticou o sistema eleitoral mais uma vez
Bolsonaro também criticou o sistema eleitoral mais uma vez   Foto: Estadão Conteúdo/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer críticas, neste sábado (18), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas declarações sobre ter pedido a Fernando Henrique Cardoso a liberdade dos sequestradores do empresário Abílio Diniz. A declaração de Lula aconteceu nesta sexta (17), durante evento em Maceió.


"Um candidato que fala isso, que vai botar os pastores de paz nos devidos locais, que vai legalizar o aborto, que vai legalizar as drogas, esse cara tem voto ou só tem apenas números no Datafolha?", disse durante participação em evento religioso em Manaus, Amazonas.


Bolsonaro também ironizou a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) com recursos sobre os resultados da eleição.


"Mas quando abrir as urnas, ou melhor, quando os votos forem contados dentro da sala cofre e for anunciado o resultado e o mundo, em especial, o grande País, que tem interesse aqui em nossa Pátria, reconhecer como legítima a eleição, o que o possível derrotado vai fazer? Vai entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal? Prefiro entrar com recurso no tribunal estudantil."


Ele disse também que o ministro Edson Fachin, atual presidente do TSE, foi o relator no Supremo Tribunal Federal (STF) das ações que deram liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal concorrente nas eleições de outubro, de acordo com as pesquisas eleitorais.


"Basta lembrar que o presidente do TSE é o mesmo que foi relator da liberdade do Lula, e agora ele tá conduzindo as eleições. Deveria se declarar suspeito, mas não larga o osso", afirmou. Durante as eleições, o TSE será comandado pelo ministro Alexandre de Moraes, já eleito e com posse marcada para agosto.


Fraudes nas urnas
Ainda sobre as eleições, Bolsonaro voltou a citar investigações sobre fraudes nas urnas nas eleições de 2018, vencidas por ele. Sem dar provas, ele afirmou que teria havido manipulação nas urnas eletrônicas no primeiro turno do pleito, o que o teria impedido de vencer a eleição logo na primeira etapa


O presidente disse que a ministra Rosa Weber, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) naquela eleição, pediu uma investigação à Polícia Federal e que essa investigação teria comprovado a invasão de sistemas do TSE. O inquérito, porém, não teria concluído que houve fraude na votação, segundo a imprensa nacional.


Logo A Tribuna
Newsletter