Bolsonaro critica Noruega por caça de baleias, mas utiliza vídeo gravado em ilha dinamarquesa

Imagens são referentes a um tradicional festival, realizado nas Ilhas Faroé; "Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega", escreveu o presidente

Por: De A Tribuna On-line  -  19/08/19  -  13:20
Atualizado em 19/08/19 - 13:28

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a Noruega, neste domingo (18), pela prática de caça de baleias. o chefe do Executivo Nacional publicou, em seu perfil no Twitter, um vídeo que mostra a prática. No entanto, as imagens são de um evento tradicional realizado nas Ilhas Faroé, que pertencem a Dinamarca.


O governo brasileiro e norueguês estão em atrito, após o país escandinavo decidir suspender o repasse de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 133 milhões, para ações contra o desmatamento no Brasil.


Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, imagens semelhantes às do vídeo publicado por Bolsonaro foram analisadas pela Agência Lupa na sexta-feira (16). Segundo o serviço de verificação, é falsa a afirmação de que as imagens foram feitas na Noruega.


No vídeo, caçadores cercam os cetáceos em uma praia e os atigem com arpões. O material identifica a sequência de imagens como tendo ocorrido na Noruega, em maio deste ano.


"Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as... ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega", escreveu o presidente.



*Com informações do jornal Folha de S. Paulo


Logo A Tribuna
Newsletter