Tecnologia une passado e presente na primeira inauguração virtual de delegacia em Praia Grande

Solenidade foi marcada pela participação virtual do governador João Doria, do prefeito Alberto Mourão e, também, do ex-presidente Michael Temer

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  01/05/20  -  02:05
Investigação foi conduzida pela Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande
Investigação foi conduzida pela Delegacia de Defesa da Mulher de Praia Grande   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A tecnologia uniu passado e presente na inauguração da nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Praia Grande, na tarde desta quinta-feira (30). A solenidade pode ser considerada histórica, porque foi a primeira do gênero a ocorrer virtualmente no país.


Os recursos digitais possibilitaram que o ex-presidente da República, Michel Temer, participasse da inauguração. Ele parabenizou o prefeito Alberto Mourão e o governador João Doria, ambos do PSDB, pelo novo equipamento da Polícia Civil em Praia Grande.


A participação de Temer decorreu do fato de ele ter idealizado e inaugurado na Capital, em 1985, a primeira DDM “do país e do mundo”, conforme frisou. Na época, ele era o secretário da Segurança Pública, na gestão do governador André Franco Montoro.


Trinta e cinco anos depois, em isolamento social em sua casa, Temer participou da inauguração da DDM de Praia Grande por meio de videoconferência comandada pelo governador Doria, direto do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.


Em seu gabinete na prefeitura, Mourão enfatizou a parceria entre o poder público municipal e a iniciativa privada para a construção da delegacia especializada, situada na esquina das ruas Cidade de Santos e Emancipador Paulo Fefin, no bairro Boqueirão.


Os delegados Ruy Ferraz Fontes (chefe da Polícia Civil no estado), Manoel Gatto Neto (diretor do Deinter-6), Carlos Topfer Schneider (seccional de Santos), Sérgio Nassur (titular de Praia Grande) e Lyvia Cristina Bonella (titular da DDM) estavam na delegacia.


Doria, Mourão e Michel Temer participaram da inauguração virtual da nova DDM de Praia Grande
Doria, Mourão e Michel Temer participaram da inauguração virtual da nova DDM de Praia Grande   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Tour virtual


A pedido do governador, a delegada Lyvia Bonella realizou um tour virtual pelas dependências da unidade. Ela destacou que o prédio foi projetado para contemplar a acessibilidade e oferecer atendimento humanizado às vítimas e aos seus filhos.


O prédio é dotado de brinquedoteca e consultórios para médico e psicólogo. De acordo com o prefeito Mourão, o projeto da obra se preocupou, inclusive, com o fluxo das mulheres vítimas e dos maridos agressores, para que não se cruzem dentro da delegacia.


O governador gostou do que viu remotamente e elogiou. Segundo ele, a DDM de Praia Grande servirá de “modelo” para a construção das futuras delegacias de defesa da mulher no estado. Doria ainda enalteceu as parcerias feitas por Mourão para viabilizar o projeto.


Com cerca de mil inquéritos em andamento, conforme estimou, Lyvia Bonella e a sua equipe têm muito trabalho pela frente. Mas, o delegado geral Ruy Fontes afirmou que a estrutura da nova DDM possibilitará “respostas mais rápidas e eficazes à população”.


No mesmo prédio da DDM de Praia Grande, funcionará o Núcleo Especial Criminal (Necrim), também inaugurado. Este órgão promove a mediação de conflitos de delitos de menor potencial ofensivo, prevenindo a ocorrência de crimes mais graves.


“O Necrim é mais um serviço para quem procura justiça”, disse Mourão. Ele anunciou para breve a inauguração de “complexo de segurança” com a Delegacia Seccional de Praia Grande, companhia da Polícia Militar e destacamento da Guarda Civil Municipal.


Caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Praia Grande
Caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Praia Grande   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Logo A Tribuna
Newsletter