Situação se agravou nos últimos 45 dias, com quatro tentativas de assalto protagonizadas pelo mesmo bandido (Arquivo pessoal) Uma sorveteria localizada na Rua Capitão Luiz Antônio Pimenta, no bairro Bitaru, em São Vicente, litoral de São Paulo, tem sido alvo constante de criminosos. O estabelecimento já sofreu ao menos dez assaltos, segundo relato do responsável pelo comércio, que pediu para não ser identificado por questões de segurança. As informações foram obtidas por A Tribuna após contato direto com a vítima. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! A situação se agravou nos últimos 45 dias, com quatro tentativas de assalto protagonizadas pelo mesmo bandido. De acordo com o responsável pela sorveteria, o ladrão passou a agir de forma mais violenta. Na terceira tentativa, chegou a ameaçar o funcionário do local dizendo que “voltaria daquele jeitão” — e voltou. O ataque mais recente aconteceu na manhã deste sábado (26), quando o bandido retornou armado com uma faca. Ele ameaçou o atendente com a frase “vou te matar”. O funcionário, que estava sozinho no momento e aparentemente distraído com o celular, percebeu a aproximação e conseguiu fugir, derrubando uma cadeira ao sair correndo. O criminoso não chegou a levar nada desta vez. A sequência de crimes segue o mesmo padrão: o ladrão entra, finge comprar um sorvete e, ao se aproximar do caixa, anuncia o assalto. Em uma das ocasiões anteriores, o atendente reconheceu o assaltante e recusou entregar o dinheiro, mostrando até um print de uma câmera de segurança que registrava a imagem do homem, em uma ação anterior. “Você tem prova?”, teria questionado o criminoso, antes de deixar o local prometendo retornar. O responsável pelo comércio compartilhou diversas imagens e vídeos do homem levando o dinheiro do caixa. Responsável pela sorveteria compartilhou diversas imagens e vídeos do ladrão levando o dinheiro do caixa (Arquivo pessoal) Todas as ocorrências foram comunicadas à Guarda Civil Municipal (GCM) e à Polícia Civil. O boletim de ocorrência mais recente foi registrado presencialmente na delegacia pelo próprio funcionário ameaçado. O responsável pelo estabelecimento afirma que a situação está “crítica” e teme pelas vidas dos trabalhadores. Ele também destaca a importância de tornar os casos públicos como forma de chamar atenção das autoridades para a frequência dos crimes na região. “Nós já sofremos com pelo menos dez assaltos este ano. Está ficando insustentável. O medo é constante”, desabafa. A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente e com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), mas não recebeu posicionamentos até a publicação desta reportagem.