Os golpistas levavam uma jiboia para atrair a atenção das crianças (Reprodução / Imagens cedidas por @divulgaiguapesp) Um grupo de nove criminosos que aplicava golpes vendendo um falso curso de ‘bombeiro mirim’, em cidades do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, foi preso neste sábado (7). A divulgação do curso era feita em vias públicas e dentro de escolas, por meio de panfletos. As vítimas chegaram a pagar até R\$ 2 mil pelas supostas ‘aulas’. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! A abordagem dos golpistas chamava a atenção de pais e responsáveis por meio de bilhetes impressos com promessas de formação em ‘bombeiro civil’ e ‘bombeiro mirim’, segundo informações da Polícia Militar (PM). Durante as ações nas escolas, o grupo chegava a utilizar uma jiboia para atrair a atenção das crianças. Os valores cobrados pelas inscrições variavam entre R\$ 700 e R\$ 2 mil. A fraude foi descoberta após o diretor de uma escola desconfiar da ação e acionar a PM. O grupo atuava no bairro Rocio, em Iguape, e tentou fugir ao perceber a chegada da viatura. Dois dos integrantes foram detidos ainda no local. Durante a ação policial, foram apreendidos panfletos, máquinas de cartão e outros materiais utilizados no golpe. Segundo a Polícia Militar, o grupo também estava com uma cobra jiboia, utilizada em apresentações nas escolas para atrair a atenção das crianças, o que resultou, ainda, em um crime ambiental. No mesmo dia, 11 vítimas compareceram à Delegacia de Polícia Civil de Iguape para prestar depoimento. Elas relataram que, após efetuarem o pagamento do suposto curso, os responsáveis desapareciam sem dar qualquer retorno. Ao todo, nove pessoas foram presas, incluindo duas mulheres, pelos crimes de estelionato, associação criminosa e crime ambiental. Todos permanecem à disposição da Justiça.