O ladrão removeu o portão do prédio do Marapé, em Santos (Arquivo pessoal e Reprodução) Um homem atacou e depredou um prédio do Marapé, em Santos, no litoral de São Paulo, e levou o portão do edifício localizado na Rua Saturnino de Brito. A ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança por volta da 0h23 de terça-feira (23). Segundo uma moradora, não é a primeira vez que o condomínio é alvo de crimes: em fevereiro, bandidos subtraíram o interfone do prédio. (Veja no vídeo mais abaixo) Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! A Tribuna teve acesso às imagens registradas pelas câmeras de segurança. Nelas, é possível ver o homem chegando com um objeto na mão para arrancar o portão. Após conseguir retirar a estrutura, ele foge com ela. De acordo com moradora do prédio, que teve a identidade preservada por questão de segurança, o marido dela chegou a ir atrás do criminoso, mas ele fugiu em direção ao morro próximo ao túnel do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no bairro José Menino. “Está bem complicada a situação, já é o segundo furto de portão. Desta vez, levaram uma parte maior”, afirma. Além disso, segundo a moradora, em fevereiro o interfone do edifício foi furtado. Ela acrescenta que, no condomínio ao lado, o portão já foi levado duas vezes. Houve ainda os furtos de um ciclomotor e de duas bicicletas. -Prédio Marapé ladrões (1.519372) O que diz a Prefeitura? A Prefeitura de Santos informou que o combate e a investigação de furtos, roubos e outros delitos são de responsabilidade das autoridades policiais. "Contudo, a Guarda Civil Municipal (GCM) dá apoio às forças de segurança e faz rondas diuturnas em toda a cidade, incluindo a região do bairro do Marapé". “Vale lembrar que Santos conta com mais de 3.200 câmeras para videomonitoramento de serviços como os de Saúde e Educação, controle de acesso aos equipamentos públicos e trânsito, por exemplo. Estes equipamentos são interligados ao Centro de Controle Operacional (CCO) do município, e as imagens são disponibilizadas em tempo real, 24 horas por dia, para que órgãos como as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros possam ampliar a sua atuação”. A Administração Municipal concluiu que as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento do CCO poderão ser utilizadas pela Polícia para ajudar na investigação e identificação dos criminosos. A Tribuna também entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) e com a Polícia Militar (PM), para mais informações da ocorrência, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.