Polícia Civil apreende 502 kg de cocaína dentro de contêiner em Santos

A granel e acondicionada em sacas, a droga estava misturada a uma carga de açúcar e seria transportada para a Espanha

Por: Eduardo Velozo Fuccia  -  26/10/20  -  21:16
Atualizado em 26/10/20 - 21:56
Cocaína estava misturada junto a uma carga de açúcar que seria levada para o Porto de Valencia
Cocaína estava misturada junto a uma carga de açúcar que seria levada para o Porto de Valencia   Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais de Santos apreenderam 502 quilos de cocaína nesta segunda-feira (26). A granel e acondicionada em sacas, a droga estava dentro de um contêiner, misturada a uma carga de açúcar. Ninguém foi preso.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Pronto para ser despachado de navio para o porto espanhol de Valência, o contêiner estava em um terminal alfandegado na região central de Santos. Para abrir e vistoriar o cofre de carga, a equipe do delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior e do investigador Paulo Carvalhal acionou a Receita Federal.


Após a descoberta da droga, os policiais civis avisaram a Polícia Federal, que dará sequência às investigações por se tratar de tráfico internacional. O que chama a atenção nesta apreensão é o ineditismo de a cocaína não estar dividida em tabletes, como sempre se verificou.


Por estar a granel o entorpecente, a sua detecção por escâner seria mais difícil, conforme comentou um agente. Os indícios são os de que a cocaína foi introduzida no contêiner mediante a técnica conhecida por "rip-on/rip-off". Neste método, a ocultação da droga é feita sem o conhecimento dos importadores e exportadores da carga lícita.


Diferente de outras apreensões, quando a cocaína está em tabletes, polícia localizou a droga à granel
Diferente de outras apreensões, quando a cocaína está em tabletes, polícia localizou a droga à granel   Foto: Divulgação/Receita Federal

Logo A Tribuna
Newsletter